segunda-feira, 10 de março de 2008

Trilhos da Açafa

Bem, dia D, chegava juntamente com a Açafa ou a Estafa!!??.... À partida sabia que ia ser um passeio duro de roer, pois em conversa com o amigo Pequito dias antes, comunicou - me que não iríamos lá em cima às antenas de VVRodão, nem à ventoínha eólica da Foz do Cobrão, mas nem assim deixaríamos de subir estas duas serras. Ao olhar para o gráfico de altitude disponibilizado pela organização, via - se que não ia ser tarefa muito fácil(pelo menos para mim). Não havendo muito tempo para fotos(pena minha, pois as paisagens desta região são de facto dignas de registo), vou hoje começar pelo fim:
Organização - Boa, mas com B GRANDE!! Tanto trabalho de casa na elaboração e escolha dos trilhos;
Recepção - A simpatia desta gente de VVelha;
Abastecimentos - QB;
Durante o percurso - A agradável companhia da Cruz Vermelha e dos amigos Bombeiros;
Circuito - Por terras, rios e ribeiras nunca dantes navegados;
Chegada - Magestosa!!! Eu que nem sou destas coisas de cronómetros e tempos, quero é começar e chegar direitinho. Até me tiraram o tempo(não sei qual foi) que fiz em 65 kms;
Banhos - Quentes;
Almoço - Tudo é bom;
Resumo - A saber que a dureza para o ano vai ser equivalente, Pequito podes - me inscrever, porque só não estou presente por motivos de força maior.
Agora vamos lá mostrar então aqui algumas coisas bonitas desta região...

A saída foi em direcção aos Bombeiros Voluntários, direcção Fratel, paralelo ao antigo IP2 e depois de uns longos 15 kms de subida, o "penetra" apareceu!!! Este simpático amigo fez questão de nos fazer companhia durante uns bons metros até ao Fratel... Na aldeia do Fratel esperava - nos, um farto abastecimento, onde só não comeu mais quem não quis!;

Nos subúrbios do Fratel, eis que passou a caravana pelo Marmelal, onde no olhar e alegria destas gentes da lavoura, se sentia como que um agradecimento à organização em passar por ali...lindo...
Chegava a Foz do Cobrão...
Aqui meus amigos havia de tudo um pouco. Gente nas ruas a aplaudir à passagem da rapaziada, vistas e paisagens muito bonitas, e até arrepiantes!!! Os singles eram de tal modo invulgares, que para quem tivesse vertigens..... bem.... e o abastecimento com a box das bicicletas disponibilizada pela Central Bike..
Nestas terras onde o tempo teima em não passar, estas gentes singelas e humildes, saem mesmo para a rua ver a malta passar como que se de uma festa se tratasse; inesquecível!!!!!
Mas o pior estava para vir. Então não é que a seguir ao abastecimento esperava - nos uma subida de montanha de 1 ª categoria!!!!?? Meu Deus...Estou como o outro diz, "aqui não se gastam pastilhas de travão", pois tirei as mãos do travão, baixei a cabeça e pronto, lá fui...
Depois disto, nas descidas regressou o pesadelo da minha roda de trás, que chatice!!! Já arranjei, já lubrifiquei, prende a corrente e só não caí em virtude do domínio que ainda consigo ter na burra!!! Andando...
VVelha à vista.... uufff!!!finalmente, e ainda bem!!!
À chegada não é que tive direito a tempos???!!!!Eu???!!!hheem

Comecei direito, com as peças todas, e acabei da mesma maneira, com a excepção de uma estafa e não uma "Açafa"...
Agradecimentos - As minhas duas companheiras: A "VILAR" que passeia a sua classe e imponência, em que toda a gente olha para ela e para mim com preocupação se vou fazer o percurso com ela!!! A Outra "specialezed" verdadeira companheira e máquina de guerra, que me tem feito companhia em tantos momentos de sofrimento e lazer e que até hoje (espero daqui para a frente assim seja) nunca me deixou ficar mal...
Abraço amigo Pequito, e vamos à próxima..
Mais fotos aqui:
PS: Só para lembrar a rapaziada interessada, que a "Rota dos Lagartos" na Lardosa, está na calha para o dia 18 de Maio de 2008.
Mais informações brevemente
Tira as mãos do travão...a subir...
Pinto Infante

1 comentário:

Luis Franco disse...

Boas amigo...
Belo passeio... estás a ficar em forma.
Boas paisagens, pelos teus comentários a organização também foi excelente, belo repasto... enfim as gentes da nossa "Beira" são assim mesmo...
Força no Pedal e toca andar.
Abraço.