domingo, 15 de março de 2009

Bons trilhos, e reviver a "A rota dos lagartos 2008"

O convite veio de Alcains do amigo Nelson; Sair de casa mais cedo e fazer grande parte do percurso daquilo que em princípio irá ser a "maratona de Alcains 2009". Pois, mas para quem me conhece sabe bem que subir é coisa em que sou alérgico, quanto mais subir aquele monte!!! Bem mas já lá vamos; O encontro ficou marcado por volta das 8H00, na quinta de um primo meu, "O Albertino", local aprazível, até porque já se por lá fez a matança do "Leitão" "No explendor da Marateca 2007".

Assim fiz, por volta das 7H30´saí de casa em direcção ao local combinado; O resto do pelotão deu ao pedal que se fartou e , por volta das 08H40´lá apareceram. Posto este intervalo de espera tive tempo para tudo o que fosse de ginástica para me entreter...
Decidi então agarrar na minha "caneta", e eles nunca mais vêm...click para aqui, click para alí, tchack para acolá....
Até recordei aquela brincadeira de atirar pedras à água para a "capar"... E abdominais!!!Necessidade de ocupar o tempo, com um despertar diferente; Este na companhia do chilrear dos passarinhos, rãs e juntamente com a sempre imponente Santa Águeda(Marateca).
Impressionante, consegui com a minha simples caneta apanhar esta foto; Que tal???!!!
08H40´eis que o pelotão aparece, muito bem constituído com três escalões; Os veteranos A Carlos Carreiro, Jorge Prof.º e Pinto Infante respectivamente, veteranos B Nelson e os juniores João, Paulino, Tó e o Esgueira.
Começa a subir...
Subir, subir e...subir. Sr.ª da Orada S.Vicente da Beira. Daqui para a frente foi mais uma vez cumprir a promessa Dominical!!! Que alergia!!!...O Carlos ainda sugeriu montarem um elevador com cabos de aço(tipo Nazaré).
Eu, bem eu só tive vontade de virar para trás. Atira a corda, gritava eu para os mais novos que já se encontravam no cimo do cume...













Só mesmo visto; Os Deuses devem estar loucos; Ou será que sou eu que estou!!!
Sem dúvida que quando se chega lá em cima, uufff vistas, qual delas a mais bonita...
Depois de longos trilhos bem bonitos, veio a cereja em cima desta volta Domingueira; " dizia o Jorge:..." daqui para baixo Pinto, sabes, é o caminho que fizes-te o ano passado na Rota dos lagartos..." soberbo; Sentir que os caminhos que sobejamente conheço e descobri em 2007 fizeram parte desta maratona lá para os lados da Atalaia, este ano, mais uma vez novamente vão fazer parte integrante de outra maratona.
No dia dos passeios por mim organizados não posso disfrutar daquilo que descubro, hoje foi dia de os fazer; Sempre gostei deste verde espaço que esbarra num Pelourinho do Louriçal; Lindo... fazê-los até às escadinhas do Louriçal...Grande Rota....
Depois, novamente a subida, bem fresca diga-se de passagem que envolve a "Tapada da Renda" nuns singles loucos onde o amigo Cabaço bem conhece da "Rota dos Lagartos", pois os cromados iam ficando ao rubro...
Dizia novamente o Jorge..."Pinto onde são aquelas escadinhas???pois vamos passar aí"...Hoje não fomos lá em virtude da hora, mas um dia destes passo lá e escrevo um pouco. Que rica sensação percorrer trilhos que descobri!!!Agradável...
Hoje, dia em que senti o 12 nas costas terminei na Lardosa com uma sensação fantástica(alegria)... Bons 52Kms por trilhos bonitos onde as subidas foram uma constante, e onde também me aconteceu algo inédito: Alérgico a subidas já eu sabia que era, mas com o pedalar por trilhos onde a abundância de pinheiros é uma constante, fiquei com algo irritado na pele, causa das lagartas do pinheiro.
Obrigado pessoal, belos trilhos, e...
...Tirem as mãos dos travões...
Pinto Infante

Sem comentários: