domingo, 8 de março de 2009

Nº 1, por trilhos de uma grande "Estafa"

A justa homenagem:
O que é seu a seu dono, e com o devido respeito a toda esta magnífica organização e logística criada pelos amigos de sempre, "os bombeiros voluntários", e neste caso os de Vila Velha de Ródão. Pois a notícia de hoje começa assim; Muitos parabéns aos voluntários. 60 anos.
Agora, bem agora vamos relatar aquilo que foi um dos maiores e mais consagrados empenos que já....diría eu "mamei"!!!...
Com esta foto, aqui começa a história de dia 8 de Março de 2009;" Os Trilhos da Açafa"
Para onde vais????
-Vou para a festa!!!Viva a festa!!! Mal eu sabia o que me esperava...
Com pessoas desta grandeza, como o exemplo do Pequito, e do Jorge se fazem grandes eventos. "Trilhos da Açafa"; Isso mesmo um pequeno passeio que nascia em 2006, onde me inscrevi pela 1ª vez. Nunca lá falhei um ano. E este não podia mesmo faltar; O n º 1, não é sempre que se consegue; Este em virtude de ter vencido o concurso de fotografia na Açafa 2008. Desde então, se tem conquistado grandes amizades à custa destas invasões.
Bem, mas de ano para ano esta gente tem-me vindo a complicar cada vez mais a vida.
Eu sei que até estamos na Quaresma, e a Páscoa se aproxima, mas para mim foi um autêntico calvário acabar o que de tão soberbo tinha este passeio para ver, rever e, quiçá lá voltar...
Uma moldura humana muito boa, esta que invadiu a pacata Vila Velha de Rodão.
Quando saía em direcção a V.Velha pela A23, pelas 08H00 o sol raiava, indicando que se vislumbrava um dia magnífico para a prática da modalidade, mas ao chegar ao recinto da concentração, o que era em cima deixou de o ser; Um nevoeiro intenso abateu-se sobre V.V, mas que se dissipou após a saída.
A invasão deu-se mais uma vez pela mítica subida dos Bombeiros Voluntários, e de seguida Vale do Homem seria a 1ª terra a conquistarmos, através duns singles, trilhos meus predilectos; Brutais; O pior disto tudo foi que entramos em regime de "Lisboa e 24 de Julho", ou seja pára, arranca, e cá os meus "pernis" começaram logo por alí a estalar, e a reflectir aquela tirada que tinha feito Portalegre/Lardosa...
Começava então os singles que foram escolhidos com muito cuidado e pormenor. Um verdadeiro primor...
Aqui ilustro a foto do dia; Esta senhora..."vocês são todos "malhucos" onde estão a passar é tudo meu, só visto!!!"...Se os mandassem cá andar...
Depois, subir, subir e subir, claro está sempre sem maõs no travão(isto é que foi poupar!!!), ah, e também havia subidas!!! Só parou, um pouco aos 32Kms; Amarelos aparecia no GPS; Será que vamos rolar um pouco exclamava eu mais o companheiro, o tomás dos "arrasatrilhos" que se juntou a mim depois do 1º abastecimento.
Oi Oi, já foste!!! Já só ouvi este amigo gritar;
Tomás, Tomás, gritava eu; Qual Tomás!!!Qual quê....
O Tomás tinha mandado um terno, e que valente terno...
Felizmente sem mal de maior,( só os cromados dos queixos e pernas ficaram riscados), mas que prontamente assistido pela malta sempre disponível do BTTHall e companhia;
Com o peso das sucessivas subidas, e constantes paragens para as fotos, sem duvida dignas de registo, a factura ia-a pagando e daqui tenho que tirar algumas ilações; Não me posso meter em grandes distâncias como esta por exemplo, e com um grau de dificuldade a tocar o "red line" a registar tudo!!! Eu que ultrapasso um pouco as marcas nas descidas, já nem isso me dava prazer; Os pulsos...uí uí...
O constante sobe e desce deu cabo de mim...
2º Abastecimento, 51 Kms tenho que comer e beber bem. O calor também este, a pesar e marcar;
Aqui vemos o João Valente, simpáticamente tenta fazer-se convidado para o almocito desta simpática senhora que acabara de sair da missa Dominical; Levas-te uma tampa não João??!!
Depois deste abastecimento já faltava o resto; 15 Kms!!!
Ai Jesus quem é que havia de lá chegar... Aos 60Kms entramos então num estradão, onde há 3 anos lá tinhamos passado e quase toda a gente se queixou... Duro de roer; Pessoalmente nada já me dava ânimo andar por ali; Não tinha sequer a destreza de conseguir assimilar bem os singles, com excessão daquela nem sei o que lhe hei-de chamar; vista? Paisagem? Uma maravilha do Tejo que beija e bordeja esta terra...sem dúvida...Uma maravilha, que só quem sabe o que lá está...
Para terminar, digo que levei um grande empeno, digno de registo, memorável; Contudo, desta vez foi a que cheguei mais tarde(14H25); Tive os banhos mais quentes de sempre, mas, para a próxima não chego tão tarde de certeza, para não perder nada...
Provávelmente hoje não foi dos melhores dias para andar nestas coisas, mas isso fui eu, porque a organização merece sem dúvida uma palavra de apreço por tudo quanto brindou quem visitou Vila Velha de Rodão. Bem haja e PARABÉNS.
71 Kms
67 no GPS
Com esta foto acaba a história de dia 8 de Março de 2009:
De onde vens???
Venho da festa!!!

Sem travões...
Pinto Infante
Se puder ser, Pequito posso-me inscrever já para 2010 ser novamente o dorsal 1???...

Sem comentários: