domingo, 19 de abril de 2009

...25 de Abril...

Olá amigos leitores do meu espaço. Como é do conhecimento de todos, aproxima-se uma grande data, em que o nosso País passou o que passou, mas hoje cá estamos para a comemorar.
O 25 de Abril de 1974.
Assim, como dito antes, a Junta de Freguesia da Lardosa vai comemorar este dia com alguns eventos; Entre eles um passeio pedestre. Como prometido no post anterior, aqui fica o trilho final, este já feito por mim e pela minha cara metade.
Vão ser 13 Kms, por trilhos bastante sombrios, caminhos novos(como sempre), onde desta vez introduzi sem alternativa umas subidinhas, que são compensadas pela distância.
Neste itinerário, iremos também visitar hortas e um monte que as gentes da Lardosa nos tempos de outrora percorreram para se deslocar até às termas da "Fonte Santa".
Além deste passeio, a Junta de Freguesia brinda todos os participantes com a actuação dos Bombos e Rancho folcolórico da Lardosa pela tarde dentro.
Apareçam.
Entretanto, dia 18 de Abril chegou e com este dia a maratona de Alcains. Esta rapaziada deve ter feito algum mal ao São Pedro, ou então é promessa, ou ainda por falta de pagamento da dita "Congra"! Com excepção do 1º ano, o tempo tem fustigado esta maratona que mesmo assim na sua 3ª edição depois do início, o tempo lá se compôs.
Assim, e com este tempo, tinha que haver algumas precauções com o material; Uma delas foi colocar de novo o guarda lamas da frente para não comer tanta lama.
Este ano, à semelhança do ano passado, a máquina ficou no carro para evitar estragos, com pena minha, mas, também já prometi a mim mesmo desde os Trilhos da Açafa em Vila Velha de Rodão, que sempre que participe em maratonas ou "Passeios" me atribuam um dorsal com número, meus amigos se não é competição, chamem-lhe o que quiserem; Eu é que enquanto cá houver sumo, quanto mais depressa lá chegar melhor para mim.
É que isto do pára arranca para conseguir uma fotos, tem lá que se lhe diga!!! Quando é para o fim quero andar e as pernas já não deixam.
Com a saída pela manhã de serviço, desloquei me então até Alcains para particpar neste evento. Pelas 09H00 da manhã, quando cheguei, já o pelotão bem composto arrancava sob a batuta do Srº Presidente da Junta de Freguesia de Alcains. Dei o meu melhor parando uma vez só no abastecimento intermédio a que me tinha proposto parar.
Daí para a frente sempre em red line, sem bufar.
Cortei a meta, triste por saber que já tinham chegado uns poucos, e eu não tinha conseguido a jersey!!!Brincadeira não, porque eu não sou destas coisas de competição!!!
O banho, esse foi na casa da minha Mãe, com água bem quentinha, ao ponto de tirar penas a (Pintos!!!)galinhas ehe eh, não fosse o diabo tecê-las e...bike bem lavada, esta com água fria.
Os justos vencedores da categoria 80Kms, Bruno Mariano, aqui o Conguito e o Marco, porque o de 48Kms nem o vi, mas o meu abraço ao Rui Rodrigues, pelo seu 1º lugar onde eu fiquei todo baboso de não ter conseguido ganhar a Jersey.
Depois...bem, depois foi o costume...
Deu-se a invasão e tomada do tirador de imperial por parte do amigo Fidalgo!!!
Em resumo; Como sou da zona e conheço muito dos trilhos verdejantes desta zona, sou suspeito por falar; mas caso não os conhecesse diría que provavelmente seria um dos bons eventos que se realiza por aí. Fiquei contente, pelos trilhos dos passeios que vou realizando, serem parte integrante das maratonas desta rapaziada, nesta e noutra edição. Digo ainda que, se esta malta conseguir ter a perspicácia e percepção da dimensão destas coisas, diría que estamos perante uma forte aposta a nível Nacional em prol do BTT e da nossa Beira. Já participei nalguns eventos, e dou só um exemplo; maratona de Portalegre, a mítica, tenho o prazer de dizer que já lá estive embrulhado com 5400 BTTistas, mas a nossa zona permite fornecer um leque de trilhos, tanto a nível de Natureza, como de património histórico que outras zonas são capazes de não ter; um trunfo que bem aproveitado e explorardo, quiça, possa vir a ser um dos grandes eventos Nacionais!!!???
Parabéns "Papaléguas", venha a próxima...
...Sem travões...
Pinto Infante

Sem comentários: