domingo, 5 de julho de 2009

...o dia em que perdi o "Juizo"

..."há sempre uma 1ª vez"...
A solicitação/convite veio por parte do João Valente do BTTHall. Sabia, segundo conversas com este amigo que, a maior dificuldade na concretização da "Rota das Aldeias Históricas", se está a debater na logística desta aventura." Quem nos vai lá pôr, e buscar!!!???"
Pois, com GPS e com vontade sempre de novas aventuras aceitei o pedido para este desafio. Vou, mas tenho que levar a minha companheira, e dar ao pedal também até que me apeteça e seja capaz.
A beleza deste tipo de aventuras, mais faz lembrar uma caça ao tesouro. Além de participar, digo que foi a minha 1ª vez que vim ao sabor do trilho antecipadamente elaborado e depois gravado para o meu GPS. Uma verdadeira aventura, saber que se anda tão longe da nossa terrinha e ter que confiar numa máquina à qual me deu um prazer enorme, e que só mesmo fazendo, se consegue ter a percepção da dimensão de uma aventura desta natureza...
Pena tive em ter convidado o meu Zé Luís e Tomás, mas em virtude da viatura, não me puderam fazer companhia. Contudo, sozinho por aqueles trilhos, singles e sei lá mais o quê, tornou-se ainda maior a aventura.Valeu a pena, adorei...
Bem, dpois de prepararmos as burras já em Marialva, com toda a transmissão nova na minha companheira, pela 1ª vez e logo aos 50 metros de andamento, sim 50 metros não é que a minha corrente partiu!!!
A seguir o GPS do Cabaço salta do suporte e parecia uma bola a rebolar pela calçada abaixo!!!
Que início!!!!
Do mal menor, com calma lá se arranjou, e seguimos com sorte mas, se não, eu não levava o trilho deles gravado no meu!!!
Elaborei então um trilho alternativo bem ao jeito de volta Domingueira, mas a cheirar outros ares, fazendo uns Kms junto destes "bravos" até uma singela aldeia do"Juizo". E era aqui que tinha que perder o juizo por completo, e seguir sozinho!!!; nem o vi!!!
O Luís Cabaço como que a adivinhar que a etapa de hoje seria um fardo(pedra) dura de carregar!!!
Deixando então de ter Juizo, foi tempo do Carlos começar;..."soltem a parede"...irra que parede!!A verdadeira aventura para mim começava então, visto daqui até ao Kms 52 os trilhos serem meus, e só meus. Assim e depois de 15Kms deixei então os 5 bravos sob a batuta do veterano Cabaço, que guiados com o seu orientador, lá os conduzia até Castelo de Mendo.
Para mim, seguia-se Ervedosa, linda aldeia, mas nem viválma se vê nestas terras, nem a visitar estes monumentos; Eu, que cheguei por estes nenhures à hora da missa, mas nem mesmo assim consegui ver alguém!!!
Coriscada, com passagem pelas Poldras do Massueime. A rolar um pouco com mais cuidado porque aqui só mesmo a companhia da minha burra e GPS me eram fieis.

Um só precalço me enervou, ao me aproximar de uma terra chamada Gateira; um par de cães enervou-me ao ponto de não saber bem quem se assustou mais; Se eu ou os cães!!!??? Tive mesmo para lhes dar uma "mordidela". De resto com calma e controlando o entusiasmo de andar sozinho, coisa que até estou habituado, variando desta vez o local onde me encontrava.
Castelo de Marialva já me piscava o olho de novo lá no fundo. Fui o único que lá voltei, em virtude do prometido; ir para junto da carrinha, para os ir buscar ao Castelo de Mendo.
A tomada de Marialva, deu-se por volta das 12H30 com umas sandochas na barriguinha, e aproveitando para conhecer o interior medieval deste Castelo. Muito bonito e simples, à semelhança da época; reparem nas fotos do slideshow, a marca do óleo queimado que atiravam pelas muralhas abaixo...


Depois de me aperaltar com uma banhoca, fui ao encontro do resto da malta. 17H20 hora de chegar a Mendo com 101 Kms, com missão cumprida. Parabéns.
Para mim é algo invejável fazer esta aventura, onde unicamente o espírito amigo e de aventura, sem Associações, Clubes ou Partidos se leva por diante estes desafios. Além de não ser fácil, ainda mexe com alguma logística, mas com simpatia e consideração pelas pessoas se consegue realizar...
Depois, e nos entretantos estes bravos companheiros do pedal, no túmulo do Castelo de Mendo enterraram a 4ªetapa desta odisseia que só termina em Castelo Novo, já novamente no sopé da Gardunha e aqui bem pertinho da Beira.
Da minha parte tenho que dizer que foi um prazer puder colaborar com esta rapaziada, e que com o espírito que me acompanha de aventura me permitiu juntar o útil ao agradável; Disfrutar de novas paisagens sob orientação de GPS, foi para mim algo de soberbo.
A companhia desta gente foi muito agradável, reforçada ainda por conhecer novos companheiros do pedal, em especial o Silvério por razões bem conversadas(como o mundo é pequeno!!!). Pois, e o Cabaço júnior.
Bem haja e só não participo em mais, se não puder mesmo.
Abraço sem travões deste sempre companheiro.
Pinto Infante

1 comentário:

JValente disse...

Amigo Pinto Infante...
A palavra é uma e só uma... Obrigado pela tua colaboração!
Obrigado pela tua companhia!
Obrigado por nos teres ajudado a "enterrar" mais esta etapa nas nossas memórias e na história do BTT da Beira Interior!
Abraço...