domingo, 25 de abril de 2010

...há que lembrar este dia, e sempre...

O dia "L" chegou, e com ele a questão absoluta de o lembrar.
L de LIBERDADE.
E que dia este?!
-o 25 de Abril de 1974-

A malta apareceu mais uma vez, e ao chamariz do perspecto, e com um bom grupo nos pusemos a dar ao pé em direcção ao proposto. Comemorar esta data, desfrutando da paisagem soberba que nos entra pelos olhos dentro, tentar conciliar Natureza, Saúde, Património e camaradagem; Foi o que nos propusemos mais uma vez... Desta vez, a decisão recaiu em visitar para os lados da Santa Águeda(Marateca) o Património ainda possível de ver que os Homens de outros tempos por ali fizeram. Como lá chegar?! Era a pergunta/dúvida que eu tinha sobre a distância e maneira de lá chegar, sem causar grandes alterações à quilometragem do perspecto, partilhando os trilhos que de bem pequeno conheço, ou não fossem os meus avós Maternos da Póvoa de Rio de Moinhos, onde tiveram por aqui umas terras, lugar em que nos meus tempos de juventude tomávamos os nossos banhocos nos açudes, e também grandes sessões de pedrada deram na altura.

Também dá para um dia destes passearmos por lá de bike; Quiçá...
"e depois do adeus", foi o mote para a partida, levei a malta que participou neste Passeio Pedestre para terras do meu primo Tó Damas, e por lá seguimos em direcção a outras tantas pertences de outrora do meu avô Materno. Póvoa de Rio de Moinhos, se dá o nome desta simpática aldeia, vizinha da Lardosa, onde visitámos o 1º dos Moinhos que lhe deu o nome. Ainda é possível ver o que resta das pontes Romanas, açudes e ribeira do Ocresa, onde a Santa Águeda descarrega a seu belo prazer a água da sua albufeira.
Melhor maneira foi solicitar a autorização familiar, ao meu primo Tó Damas( tudo em família), Srº Manel Carvalho e Sr.º João da Marateca.
O São Pedro mais uma vez fez questão de se juntar à festa, brindando - nos com um dia soberbo de Primavera(ficando este em casinha arrecadado).

Este foi o brinde que a Junta de Freguesia escolheu para dar aos participantes.

Cá está o companheiro de luta profissional, agora a gozar a merecida reserva na companhia da Dona Matilde, eles companheiros também destes passeios onde por aqui não faltam a uma com a amizade e simpatia que os caracteriza. Cá os espero amigo Fernandes e D.ª Matilde para o Feijão.

Esta tenho que a oferecer ao meu primo; Digna de registo.

Ao chegármos ao recinto das festas, aguardavam - nos a Comissão de Festas de Stº António para nos servirem um belo almoço.

Agradecimentos claro está ao meu primaço Tó Damas que até aceitou o convite em tomar o pequeno almoço connosco, e do qual tive um prazer enorme da companhia dele, pois já lá cantam 88 Primaveras, mas está aí para as curvas, agradeço também a outro jovem, o Srº Manel Carvalho, João da Marateca, Cristóvão, que mais uma vez te calhou recolher as fitas do percurso. Aos voluntários desta vez em moto 4 abriram e fecharam as cancelas todas.
Fotos deste slide gentilmente cedidas por Manuel Teles:







Mais um evento realizado por cá, onde desfrutámos além das magníficas paisagens, podemos também aproveitar um dia explêndido de temperaturas a rondar o Verão.

Em nome pessoal, agradeço a participação de todos e até uma próxima que, provávelmente será a Feira do feijão Frade, Lardosa 2010.
Fotos de Pinto Infante






Mais uma vez e sem travões...a subir...

Subir é o que me espera esta 5ª Feira 29 no serra da Estrela acima via BTT. Vamos ver o que isto dá...

Pinto Infante

Sem comentários: