quarta-feira, 12 de maio de 2010

...o dia da cegonha, no 7 de Maio...

Esta minha partilha de hoje já vem um pouco atrasada para os meus gostos, mas mesmo assim gosto de partilhar os belos momentos com quem lê este meu cantinho. Liberdade, foi o que senti neste meu dia, em que mais uma vez agarrei na minha fiel companheira e lá fui eu por esses belos trilhos onde do que vi e presenciei ficou a sensação da tamanha grandeza desta Natureza que nos abraça.
A saída deu - se de Castelo Branco, onde os meus colegas, teimosamente insistem em pôr a minha bike com um novo visual e mais grave ainda, tentam pô - la à venda a todo o custo. Grandes melgas, pregam-me cada finta...
Sempre bem - vindas as brincadeiras...
Neste dia 7 de Maio fiz uma incursão ao monte das cegonhas(muito poucas vi, comparativamente com outros tempos!?), monte Brito via Sr.ª de Mércules, embarcando depois em trilhos via Escalos de Baixo.
Belas fotos consegui por estas bandas, mas se tivesse uma máquina de escrever melhor e com outro tipo de objectivas conseguiría captar esta raposita, que com a sua beleza se passeava algures por ali, quiçá em busca dalgum ratito ou coisa parecida.
Ao chegar ao monte Brito, nova finta.
Com o pensamento se os meus colegas me teriam feito mais alguma ratisse à minha bike, fiquei seriamente preocupado; Seria a minha matricula???
Tontisse...as bikes não têm matricula. Ainda tentei decifrar a matricula. Então pensei:
O dono deste monte resolveu colocar aqui o que é dos seus pertences.

- B - É de Brito;
- 23 - O canal; - 5 - É o mês que nos encontramos... Sei lá...

Isto da Natureza, este ano em especial, está duma beleza paisagista excepcional, em virtude do estado do tempo. Quem não está a achar grande piada a isto são os agricultores, que está tudo atrasado(até parece que entendo alguma coisa de agricultura...). Cegonhas, muitas cegonhas foi o que vi, já perto de Alcains, e como por curiosidade as queria contar, desloquei - me ao pé do meu amigo João Barata e solicitei - lhe uma máquina de calcular para me ajudar no conto.


Ora bem se até aqui tinha dificuldade em conta - las, arranjei outra dificuldade!!!.
..."João, como é que tu consegues ver os números onde carregas"???? Perguntei eu.
Responde - me de imediato este sábio e mestre no seu ambiente de trabalho:
-" Pinto, o calo faz o mestre, sem olhar para lá, já sei o que ela escreve".
1, 2, 3, 4....170???, nãããã....
Cegonhas, cegonhas e mais cegonhas, procurando ora aqui, ora acolá minhocas, lagartixas, ratos ou outros bichitos que do seu agrado iam fazendo disto o fernezim da cegonha...
Um espectáculo digno de ver...
Frente em direcção à Lardosa...
Já não entendo nada disto!!! O outro dia lá para os lados da Atalaia, eram árvores a sair dos pacotes de leite; Desta vez reparem nesta árvore????!!!! Não entendo nada disto!!! Que a agricultura esteja atrasasa, pode ser verdade, que chove muito este ano, é verdade, que está um frio diferente dos outros anos, está, que um gajo chame pain ao pão, pode ser, vin ao vinho, também pode ser, agora árvores a darem garrafas???!!! Isto só me faz lembrar os Franceses com todo o respeito que merecem a chamar fromage ao queijo!!! ÓÓhh meus amigos, isto anda tudo ao contrário não acham??!!


Este fim de semana, 16 de Maio vou pregar até à Pampilhosa da Serra. Sem travões, a subir e lentamente... Pinto, o Infante

Sem comentários: