quarta-feira, 7 de julho de 2010

...40 graus, à sombra...

De facto estamos em tempo que para nos fazer companhia no dia a dia aparece o sol, e com ele as temperaturas altíssimas, ou não estivesse-mos nós na estação que em nada me agrada.
O Verão.
Se há coisas que mexem comigo, o calor é uma delas; É a transpiração, o calor o dormir mal, enfim não gosto nada desta altura do ano.Claro que as bikes, com estas temperaturas não pode parar, por que depois vêem as praias, piscinas e os corpos "Danone" com as abdominais à amostra não se podem mostrar!!!
Bem, mas vamos lá contar como foi a voltinha de 4ª Feira.
Eram dois de Castelo Branco e um da Lardosa. Marcámos então ponto intermédio ali na minha terra Natal. Alcains, mais propriamente no café "Alpendre" tradicionalmente conhecido por "Azeitonas"; Histórias de outros tempos.
Veio então o Simões e o Grácio para tomarmos o cafézito matinal. Fui nomeado antecipadamente para elaborar a volta. Em virtude das elevadas temperaturas, fruto desta altura do ano, decidimos respectivamente sair às 7 da manhã da Lardosa/Castelo Branco. Que excelente hora para andar de bike, ou praticar outro desporto qualquer; Deveras agradável.
Escolhi as Rabaças para sair de Alcains. Apreciar onde já tomei tanta vez banho em tempos que já não voltam, é sempre agradável. A descer àquela hora sabia bem o fresco a bater-nos na cara.
O rumo a tomar seria a Póvoa de rio de Moinhos. No caminho um azininho ou jumento como lhe queiram chamar; Eu chamo-lhe um burro. Este, teve que levar uma rodada de insultos por parte do Grácio. Boa disposição nesta manhã.Entrada na Póvoa via Caféde e dpois Quinta do Regato. Água da fonte daquela localidade, sempre insonça. Nos tempos da minha avó materna, íamos buscá-la para casa num cântaro. Eu sempre a achei insonça , mas nos dias de hoje e vá-se lá saber porquê esta qualidade que a identificava, já a perdeu!!!Ir às Tinalhas seria a próxima paragem. Um buraquinho que não visitava há algum tempo e foi o que foi....
O Simões que adquiriu a sua montada há pouco tempo não a quis....sujar...este rapaz!!!Eram só 73,650 metros, mas cada uma estima-a como quer...
Quanto a mim, decidi fazer este pouquinho empoleirado num velho carrinho de bébé por ali abandonado eh eh...


As Tinalhas já cá estavam, depois de subirmos aquela serra via Póvoa.

Pinhal, singles, uns conhecidos outros nem por isso, mas o que é certo é que Tinalhas ao Freixial muitos deles foram virgens para nós. No meu GPS alguns apareciam, mas à descoberta lá bem pertinho do Juncal descobrimos uns singles magníficos. Como eu gosto de buraquinhos...

Um gradeamento muito original. Digno de registo.
Palvarinho via bombas de combustível, aqui muito do trilho já conhecia. Do Palvarinho descemos até à ponte de ferro, onde o calorzinho ia fazendo das suas. 10H30 da manhã e começávamos a dar cabo do nosso objectivo. Estar em Castelo Branco para o banho às 10H30.
Subir, subir, tirar as mãos do travão e ao chegar à entrada do alcatrão um simpático Jovem de 70 e muitos anos respondeu sim à minha solicitação;
..."SFF dáva-me um pouco de água"...
..."concerteza amigo"...
Agradecia este jovem, pois este calor mata-me(será dos abdominais?!)
Muito calor a esta hora.
Com saída às 7 da manhã e chegada a Castelo Branco às 11 e qualquer coisa, 59 Kms percorridos em plena satisfação da coisa e reinação QB.
Obrigado companheiros do pedal por mais uma manhã, mas se me for permitido, que tal próxima 4ª Feira 6 da manhã para regresso às 10???
Lentamente e sem travões, Pinto, o Infante

Sem comentários: