sábado, 18 de setembro de 2010

uma visita à cidade dos 5 FFFFFSSSSS

"F de Farta
F de Forte
F de Fria
F de Fiel
F de Formosa(segundo reza a história, Feia foi substituído por F de Formosa)"

Desta cidade e sua Câmara Municipal surgiu o convite para levar a minha beldade, e na companhia duns amigalhaços, andar pelas ruas desta cidade, no Sábado integrado na semana Europeia da Mobilidade(sem carros a circular).
Farta!? Em beleza, sim a despejar beleja QB.

Forte. A imponência da sua Sé Catedral, monumento que representa a fortaleza de outrora.
Fria?! Neste dia 18, nem o sentimos...
Fiel, só quem lá mora o sabe. Fiel aos seus 5 Fs.
Formosa. Sim. Uma cidade formosa que segundo me confessaram alguns habitantes de lá, este adjectivo substituiu o nome de Feia. O que na minha opinião em bom dom da verdade, porque esta cidade até a considerei desde sempre bonita.
Assim chegava o dia 18 de Setembro e como combinado não faltei juntamente com os meus companheiros de pedal que me quiseram acompanhar. O Cristóvão e o Quim Tó.
7 e 30 da manhã, lá estavamos nós prontos para que depois do respectivo café matutino, nos dirigirmos até à cidade dos 5 Fs. A cidade da Guarda.
A curiosidade era grande, uma vez que íamos participar em algo que, nem eu nem que me quis acompanhar sabia muito bem para o que íamos?!
A semana pela divulgação, faz parte da "semana Europeia da Mobilidade"

Chegámos à hora combinada em frente à Câmara Municipal da Guarda. Cedo ainda para o que nos esperava, pensei eu. Fomos beber e comer qualquer coisa, aproveitando para passar um pouquinho mais de tempo, e esperar que a malta aparecesse. 10 e pouco e a azafama das gentes da Câmara era notória, pois não eram só bicicletas antigas a passear pelas ruas da cidade. Dos eventos constavam para este dia, bicicletas, mostras de Kung Fu, jogos tradicionais, tiro ao arco, etc...Até que achei isto tudo bem interessante(isto pensei eu!!!!). O tempo esse, ia passando, mas para tristeza nossa e da organização as gentes eram poucas para participar neste dia preparado ao pormenor pela Câmara. Posto este cenário, com muito ou nenhuma aderência de pessoal, não nos restou senão tirar partido destas ruas, juntamente com a companhia das bicicletas e, recorremos a um rally das tascas.
Cópinho para aqui, cópinho para ali, mas nem mesmo assim avistavamos grande movimento de público...

Ver e desfrutar das ruas desta cidade era o proposto, e foi coisa que eu e os meus dois companheiros fizemos. Calçadas, ruas e becos foram percorridos com as nossas companheiras. Enfim, um dia que esperava eu fosse de perfeita envolvência numa cidade que de feia não tem nada, antes pelo contrário. Um património muito bonito, com gentes(com quem falamos)simpáticas, mas para tristeza nossa pouco participativas num evento onde o publico era essencial. Agradeço o convite que me endereçaram, bem haja Nuno Afonso, Câmara Municipal, e até um dia destes... Pinto, o Infante

Sem comentários: