sábado, 9 de outubro de 2010

Ainda as Pasteleiras, e o Pedestre dos "duros"

Eis o filme que tanto esperava, mas com uma correcção; Não foram 24 Senhoras/Meninas mas 14, e presentes. Peço desculpa pela gafe!!!.Obrigado Local Visão.
Agora o merecido Passeio Pedestre, o Passeio dos "duros"...
Domingo, 3 de Outubro de 2010 chegava, e depois de conseguir escrever o nome da Lardosa no calendário Nacional das Bicicletas antigas/Pasteleiras, foi vez do inédito Passeio Pedestre pelas bandas do Feijão Frade.
Inédito não quer dizer único, inédito porque aqui na Lardosa e pela 1ª vez se elaborou um passeio debaixo de chuva, e que chuva esta. Sim chuva, vento, trovões e sei lá mais o quê???!!!
Quem não participou, que não me leve a mal o título deste post, mas esta rapaziada que nos quiz fazer companhia, eram de facto duros e da "liga dos campeões".
9 horas da manhã, e como estabelecido era hora de andar. Inscritos, estavam muitos. Responderam 113. Para andar. Porque para o almocito apareceram um pouco mais de 150.
Muito sinceramente, pensei que ninguém aparecia com este tempo. Esta malta com bravura, logo depois de uma breve reunião que efectuamos debaixo do telheiro das tasquinhas, respondeu:
-"Pinto vamos embora"...
Uuuuiiii, esta malta não existe!!!
Com chuva a cair certinha e grossa, pelas 9 e qualquer coisa pusemo-nos ao caminho, com toda a malta equipada a rigor(capa, impermiável e botas) a condizer, e alegramente lá fomos.
1ª paragem era no forno comunitário da Lardosa. Era aqui, que tinha preparado um pitéu com pão com chouriço bem quentinho e cosido neste forno a lenha.
Saída da Lardosa e em direcção ao Vale da Torre, a nossa companheira brindava-nos com alguma calmia, o que nós agradeciamos. Maldita chuva. Aparecia para estragar a festa de quem nos visitasse.
Após saborear o tal pãozinho era ouvir os jovens na galhofa; Fazendo me lembrar os tempos de tropa, em que já diz o velho ditado; ..."chuva civil não molha militar"...Houve quem da terra levasse mesmo as galochas.
Entoando um plafff, plaff dos pés a chapinhar no terreno cada vez mais pesado, a malta do Sobral muito bem animada a cantar o "apita o comboio" introduzia um invejável alegria ao grupo.
Vale da Torre aproximava-se, e com esta simpática Aldeia pertencente à Lardosa, desta vez os pãezinhos e broas de mel regados com um branquinho fresquinho(para quem quizesse)faziam as delicias do forno comunitário. Que bem me soube.
Logo a seguir, na Associação do Vale da Torre, esperava-nos então o retemperador abastecimento.
Chegava a hora de por pés ao caminho, e em direcção ao Monte das Areias,  a barraca abana mesmo. Uma coisa horrivel. Chuva e frio, mas o que incomodava mesmo era o vento desagradável que se fazia sentir.
Uma jovem do Sobral do Campo, não se fez rogada e posou mesmo para a foto com o seu par de alpragatas. Lindo. Ver que o dia até era de alguma tristeza para a organização e malta que mesmo assim quis participar neste Passeio, mas que transbordavam de alegria. A ELAS/ELES muito obrigado.
Chegámos à Lardosa sobre um ar incrédulo de alguns transeuntes que,  mesmo assim quiseram visitar ou almoçar nesta singela mas alegre Feira na Lardosa.
Almocito e aproveitar,  porque com este tempo a Feira perde um pouco da sua graça.
Este ano, e para reforçar ainda mais a qualidade dos eventos onde me integro, as coisas só podiam correr ainda melhor com a ajuda destes dois voluntários.
O Luis e o Cristóvão que simpáticamente colaboraram comigo na realização do Pedestre.
Obrigado a eles e para a próxima conto com Vocês.

Pronto, acho que por este ano chega de relatose entrevistas da Feira(ainda falta aqui publicar a gravação da RTP, com Sónia Araújo e Jorge Gabriel, prometo colocar assim que a tenha).
Deixo a qui também alguns recortes da imprensa local/Nacional.
2011 vem aí e posso adiantar desde já que se tiver Saúde para lá chegar, as novidades vão ser muitas, quer nas Pasteleiras, quer mesmo no Pedestre, pois no Pedestre, fica aqui a promessa duma ideia inédita.
Sem travões



Atensiosamente
Pinto, o Infante

1 comentário:

Luis Franco disse...

Quero dar primeiro os parabéns ao Pinto por esta excelente organização do passeio das Pasteleiras e também do Pedestre.
Nas Pasteleiras foi para mim e minha esposa a 1ª vez e esperamos fazer muitos mais, aquilo foi espectacular.
No Pedestre a chuva também quis participar, mas a excelente rapaziada que se dispôs a avançar (Dignos "Bravos Do Pelotão")esteve à altura, verdadeiros Beirões rijos com o aço, parabéns a todos.