segunda-feira, 22 de novembro de 2010

...uma volta bem à minha maneira...

Todos anos, nesta altura em especial gosto muito de desfrutar duma volta nas calmas e bem à minha maneira para os lados da serra da Gardunha com vistas para o maciço central; A serra da Estrela. A volta já estava delineada na memória e GPS há algum tempo.
Levava na ideia subir a Castelo Novo tentando descobrir novos trilhos e caminhos que me levassem a passar a Sintra da Beira, Alpedrinha avistando-a de cima sem cruzar o caminho que já conheço do ano passado entre outros.
A saída foi pelo canal ribeirinha e 4 caminhos, com passagem pelo campo de futebol da Lardosa. 
Desta vez, sem que abortasse a missão, o São Pedro e Deus do frio, permitiu que partilhasse esta minha aventura com as companhias do costume; Eu, a minha bike e o meu GPS.
Início das subidas, já com a Lardosa nos calcanhares, a temperatura subia ao aproximar-me da Gardunha. Por trilhos novos Alpedrinha ficava debaixo do meu olhar através dum buraquinho onde nunca tinha passado. Aos poucos o Outono invadia o meu olhar já no sopé desta serra. O sol e nuvens ajudavam a pintar o azulejo que avistava.
Bem ao meu ritmo atingia o topo da subida, onde o vento e frio se faziam sentir. Até à casa do guarda de Alcongosta foi um saltinho.
Neste espaço vislumbra-se a serra da Estrela ainda sem neve, mas com umas paisagens dignas de serem apreciadas ao pormenor. A caneta,  essa, não queria parar de escrever. que belas vistas se observam por ali... 
Alcongosta era o destino inicial traçado para este dia. De carro já lá fui algumas vezes, mas desfrutar dum dia como o de 2ª feira, em pleno contacto com a Natureza e aproveitando para fazer uma das coisas que mais gosto, através da bicicleta, foi algo que me deu muito prazer. Ao descer da casa do guarda era tempo de vestir o kispo, pois o frio sentia-se e bem. Brutal a calçada Romana que desagua até ao asfalto de Alcongosta.
Tira as mãos do travão...
Dúvidas, muitas dúvidas tive eu ao chegar ao cimo do monte, e só passado um bocado me apercebi que estava a ver bem!!!
Uma jovem com uns bons Outonos em cima passeava a seu belo prazer nestas subidas que até a mim me custam a fazer, quanto mais a esta jovem. Repentinamente ainda me veio à memória se seria daquelas pessoas que desaparecem e que os meus colegas por vezes procuram, então assim, não resisti e meti conversa com ela:
-Então a menina o que anda aqui a fazer?! Sózinha por aqui?!
-Então vocemessê não anda sózinho também!!!???
-Confesso. Fiquei um pouco preocupado com esta jovem, mas com o desenrolar da conversa me disse:
-Eu moro já aqui na 1ª casa de Alcongosta, e ando aos miscaros, mas agora está a ficar muito vento e vou pra minha casinha.
Mais descansado.(deixo o apêlo a quem se cruzar com pessoas jovens destas, conversem um pouco com elas e vejam a capacidade de diálogo e a lucidez com que o fazem. É que desaparecem algumas por causa de Alzaimer e é um problema).Felizmente não foi o caso desta jovem,  e alegremente seguiu ela e eu, cada um o seu destino.
Por falar em jovens. Esta foto é de Cabo de Esquadra.
Comentários???!!!
Entre folhas, carvalhos e castanheiros, o meu dia ia passando a meu prazer. Lindas vistas; rolar entre folhagens que esta época do ano acarreta. Em tons acastanhados, e em direcção a Vale de Prazeres, com trilhos agora mais rolantes aproveitei para comer e beber pela 2ª vez, porque a barriga já pedia qualquer coisa, pois desde a casa do guarda que não ingeria coisa nenhuma.
Quase 2 horas da tarde, e bem tratado foi dar força aos pedais, e por trilhos já conhecidos direccionei a minha companheira com coordenadas à Lardosa. 


Termas da Touca, Atalaia, Póvoa, Repasto da Maria, mas sem antes ir visitar o magnífico verde que sempre se pode ver ali num buraquinho do baú e que é sempre agradável lá passar.
Lardosa, a terra que me acolhe dia a dia, e que para breve vai estar em mais uma destas. Aconselho uma visita por estas bandas, se quiserem e puderem, nesta encosta voltada a Norte e desfrutem das magníficas paisagens, em  que o actor do principal papel se chama:
Outono.
Pinto, o Infante

Sem comentários: