domingo, 6 de março de 2011

A.C.I.N. vale a pena colocar Azeite na engrenagem

Eis que se  aproximava uma data da qual a malta que gosta destas andanças se identifica.
6 de Março de 2011 e a sua III edição da Rota do azeite. Proença a Velha torna-se numa aldeia pequena e com torneira fechada ao limite de inscrições num "Passeio" onde a humildade da Associação de Ciclismo de Idanha a Nova (A.C.I.N.) mete inveja aos mais audazes.
Digo inveja porquê?
Ora vejamos. Organizadores há uns anos de eventos da Beira, ora em passeios de grande dimensão(Trilhos da Raia), ora em reforçar a amizade e simpatia com passeio guiados(prova de orientação nos seus aniversários convidando sócios e simpatizantes, 10 de Abril 2011 Toulões) ou mesmo tal como este(Rota do azeite), não precisam de se esforçar muito para num abrir a fechar de olhos atingirem os seus objectivos. Abrem as inscrições e, tal como no meu caso este ano, vou para me inscrever, e Pinto as inscrições já fecharam.
Porque será???!!!
Bem haja mais uma vez Nelson Lopes por me dispensares o teu dorsal.
Pronto, e então A.C.I.N. lá fui na companhia do Fidalgo que me veio buscar à Lardosa, e na companhia duma manhã radiante dum clima Primaveril nos dirigimos a Proença a Velha, esta bonita aldeia que acolhia neste dia, 250 amantes da coisa.
Chegamos com cafézinho matinal já no bucho, preparamos as montadas, e depois sob a orientação do Rui Tapadas, o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia desta Freguesia Francisco dava ordem dava ordem para a invasão dos trilhos.

Tomás, Simões, a armada de Alcains, armada de Castelo Branco entre muitos amigos revi neste dia que fazemos uma das coisas que todos gostámos; A prática do BTT.
Entre muros, murzinhos, murzões, bredas, trilhos e singles, fizemos incrursão com destino a Medelim, onde nos aguradava, digamos um apiritvo composto por bolos, sumos, fruta e sei lá mais o quê.
Não há memória...
De Medelim ao Torrão foi um ar que nos deu. Ao chegarmos ao alto e avistarmos a barragem Marechal Carmona, cheirava a qualquer coisa.
Seria a calços de travão?! Queimado?! Fogo?!
Nada disso.
Um abastecimento como nunca tinha visto. Acreditem.
Como é possivel este 2º abastecimento???!! Há Associações e organizações que não "conseguem" dar como almoço um reco no espeto. Pois esta malta, não se fez de modas, e tomem lá
Além deste abastecimento, outra coisa jogou a nosso favor comparativamente com o ano de 2010. O vento, esse, este ano nem sentiu.

Depois da barriga preenchida com uma sandoxa de reco e meio quartilho de tinto, era tempo de nos aventurarmos na 2ª parte do passeio. Se em 2010 descemos, este ano o regresso a Proença a Velha foi ao contrário. Impressionante o património de singles e bredas que este zona da Beira possui. Mas este trilhos só os percorremos graças ao trabalho de pesquisa que A.C.I.N mostra com a sua originalidade. Este ano até pontes construiram. Parabéns.

Na companhia antes, durante e depois, do meu amigo Fidalgo aproximavamo-nos da Feira, local de saída deste evento. Bredas do antigo introduzidas e bem nesta passagem.

Direitos e sem ninguém se aleijar, chegámos a Proença a Velha, onde o Rui Tapadas aguardava a chegada da rapaziada.
A.C.IN., fomos a banhos onde as carrinhas da Câmara Municipal circulavam para trás e para a frente, transportando a malta ao pavilhão de Idanha a Nova.
Almoço recheado de carne do alguidar, salada e arroz de feijão, e claro, a alegria em ter participado em mais um evento de malta da Beira, onde o convivio é sempre de salutar.
Não sei se esta estaria no programa, mas o que é certo é que o Sr.º Presidente da A.C.I.N talvez dar a isto mais um  retoque final, saiu-se com esta:
QQQUUUÊÊ FFRRÔO???!!!
Confusão a minha. Não era frrôôr, mas sim algum equipamento da A.C.I.N.
Um evento, onde vi e revi alguma malta que partilha estes passeios, participei num evento realizado por uma Associação que tem feito do BTT coisas muito boas para a região, e para a Idanha a Nova.
Continuem assim, pois só por motivos de força maior falto aos vossos eventos.
Parabéns A.C.I.N.
Sem travões, o de sempre.
Pinto, o Infante
P.S.Deixo aqui os meus cinseros sentimentos ao Maniche, pois soube no decorrer, que teve que abandonar o passeio em virtude do falecimento da sua avó.

2 comentários:

Fidalgo disse...

Pareçe que está tudo dito, embora já o tenha manifestado pessoalmente ao Rui, ao Afonso e ao Miguel, agradeço a todo o pessoal da ACIN, por continuar a proporcionar-nos momentos como estes, espetaculares. Ao Pinto obrigado pela companhia, durante o percurso e pelas fotos. Um abraço. Fidalgo.

FMicaelo disse...

Aquilo é uma máquina bem azeitada amigo Pinto! Não deixam o credito em maos alheias! E sabem bem receber a malta... logo... voltamos! Tal e qual na Lardosa.... ehehehe
Grande abraço