domingo, 29 de maio de 2011

Homenagem a António Gordino

Domingo dia 29 de Maio nos Escalos de Cima a Associação dos Turbolentos decidiu homenagear um escaleiro de gema, de seu nome António Gordino, mais conhecido pelo homem da padaria, ou mesmo António Mocho.
Um senhor companheiro das lides das bikes em que, no meu caso tive o prazer de o conhecer em 2008 aquando da realização da concentração de Pasteleiras/bicicletas antigas da Feira do Feijão frade na Lardosa.
Lembram-se?!
A sua companheira durante muito anos, e em Outubro de 2008.

Para este Homem com certeza um dia a recordar pois as palavras amigas no fim do passeio foram dignas de registo, e passo a citar:
..." ó amigo, €15 euros para andar de bicicleta, é pagar muito dinheiro"...
Isto, a conversa do Sr.º António de manhã, na companhia do seu neto.
..."amigo, nunca na minha vida andei tão bem tratado num passseio como no dia de hoje. Veja lá se é preciso pagar mais alguma coisita"...
..."isto é que foi comer"...
Conversa do final...
Enfim. Tudo nesta vida se reserva sei lá...
Foram palavras deste Homem numa confraternização e que registei com agrado...
São iniciativas destas que fazem as pessoas, e marcam pela diferença. 
Por muito pequeno que seja o gesto, por vezes o que é pequeno torna-se grande.

A Associação Turbolentos dos Escalos de Cima apresentou a proposta para homenagear este escaleiro com um passeio de cicloturismo circulando por terras como a Lardosa, Alcains regressando aos Escalos fazendo a 2ª volta pela Mata, Escalos, estes os de Baixo até aos de Cima novamente.
Momentos altos do dia foram alguns. Destaco entre eles aqui, o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia dos Escalos de Cima, Afonso Baptista solicitando um minuto de silêncio em sua memória, na companhia da esposa do Sr.º Mocho. D. Margarida. Um dos pontos altos do dia.
Não esteve presente nesta homenagem o Presidente dos Turbolentos, Joaquim Américo, em virtude de internamento hospitalar. As melhoras são os meus votos.

Registei outro ponto alto do dia. Da muita rapaziada que conheço, dos Escalos de Cima, achei que nenhuma bicicleta ficou em casa, não deixando de prestar esta homenagem. Caso disso o meu amigo António Lourenço. Homem da Lousa, mas residente nos Escalos.
Segundo a organização 97 companheiros quiseram participar nesta homenagem. Bela moldura humana.

O almoço depois dos 75 Kms percorridos(isto porque fui da Lardosa via Alcains e regressei em cima da bike de estrada), foi servido no multiusos.
Após degustarmos uma excelente sopa de peixe, acompanhado do 2º prato Rancho à moda dos Escalos deu-se o último, mas sentido momento do dia.
Oferta à familia de uma lápide por parte dos Turbolentos.
Um passeio algo diferente, mas em minha opinião é algo de registo e que participei com agrado.
Até sempre António Gordino, o Homem da padaria, ou simplesmente António Mocho.
Pinto Infante

Sem comentários: