domingo, 3 de julho de 2011

...na terra do Jerónimo & Cro-Magnon...

Já lá vão alguns anos em que:
..."as moquitinhas também avoavam, avoavam...
..."nos afilamentos das alâmpadas"...
..."tadinhas, tadinhas, das amosquitinhas"...
2011, a música foi outra...
ESPECTACULAR...
É desta forma que classifico esta maratona da Gardunha, na cidade do Fundão. Sou pioneiro desde a sua edição nº 1, e de ano para ano tenho tentado ir, mas ou serviço ou por outras razões quaisquer não fui. Se da 1ª edição já disse que tinha gostado, a edição de 2011, meus amigos a classificação dos trilhos foi para mim duma qualidade muito boa.

Este ano 2011, os companheiros que me acompanharam neste desafio. Respectivamente:
Pinto, Miguel, Tomás, Rodrigues e Simões(Tomás e Simões na prova rainha).
A Gardunha absorve eventos nas diversas vertentes, um pouco de cá, outro pouco de lá. Motos, carros, jipes e bicicletas são veiculos que percorrem este monte.
 Do lado de cá(do lado da Lardosa) os trilhos e singles há muito que os conheço, senão relembre-se as"Rotas do feijão" e "Rota dos Lagartos", onde singles bredas e trilhos são percorridos e descobertos ao pormenor para os partilhar nos eventos que realizo na Lardosa.

Este ano a aposta orientado por GPS, percorreu trunfos do meu baú sendo o pano de fundo as faldas da Gardunha lado Sul. Conheço e sei que há tesouros por aqui que são um espectáculo quando falamos de singles e trilhos. Do lado Norte, virados a Fundão já conhecia alguns, mas poucos para tamanha quantidade deles percorridos este Domingo 3 de Julho. Aquela calçada Romana que liga Alcongosta a Alpedrinha é soberba, mas meus amigos, isso foi só um doce comparado com o trabalho de casa que esta malta apresentou nesta aula nº 4.
Um evento em que a data provávelmente foi a o factor mais fraco que esta rapaziada do BTTGardunha apresentou(se me é possivel sugeria Maio/Junho), mas que mesmo assim um pelotão a rondar os 250 companheiros do pedal disse, presente. Reparei foi o facto de nesta moldura não conhecer muita gente, sendo que malta aqui da zona era muito pouca ou quase nenhuma!!!???
Concentração, pequeno almoço e almoço no pavilhão multiusos do Fundão. Hora de saida 9, com passagem obrigatória pelo stand "Moto-Brioso", representante oficial da maratona. Os trilhos escolhidos pela rapaziada sempre sombrios, sendo que a partir do Souto da Casa o livro dos singles começou então a abrir-se. A minha digital ia, mas como se tratava de maratona, as fotos são muito poucas para ilustrar tamanha beleza destes trilhos. Muitos parabéns à organização.
A N/Sr.ª do Miradouro chamava a malta para desfrutarmos daquilo que eu chamo um repasto de bredas. Subir até Alcongosta, calçada Romana, e depois vinha a original brincadeira do radar...inédito radar...
Em descida permanente atravessamos a estrada que liga Capinha ao Alcaide e fecha a boca pois a mosca pode entrar da admiração destes singles. Acreditem que era preciso nalguns pontos tirar os óculos para ver por onde se ia no trilho, em virtude da sombra. Repito BRUTAIS singles...
O cuidado que esta malta teve em elaborar o trilho para a maratona foi tal que conseguiram incluir as aldeias, vilas e a cidade do Fundão. Nas aldeias a escolha recaiu nas ruas bem estreitas, com as gentes aplaudindo a malta. Para mim é sempre um dos pontos altos vendo a alegria dos mais jovens(70 ou 80 anos) vendo a malta passar...viva...
Meio dia  e qualquer coisa chegava como comecei, o que só isso me interessa. Direito, mas com sentimento muito bom em ter registado que a Gardunha recebeu algo digno do seu património ser mostrado aos amantes desta modalidade com muita qualidade.
Almoço e regresso à Lardosa, contente de ter participado talvez na melhor maratona onde fui até hoje, muito graças à qualidade e diversidade dos trilhos...
Para o ano só não estarei se valores mais altos se levantarem.
A toda a organização, e em nome de "as voltas do Pinto Infante", Parabéns pelo trabalho apresentado.

Esta tenho que registar e divulgar, pois, já foi fotografada muitas vezes. Provavelmente vai mudar de dono e deixar-me saudades...

Com as alâmpadas bem acesas, e sem afilamentos....
Sem travões...a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

Sem comentários: