domingo, 25 de março de 2012

...domingo, d´Orad(o)a...

Domingo, último de março reza a história que para acertar a hora pelo globo, o cantinho dos Tugas, o nosso Portugal(ou será portugal!?), agarre nos seus relógios e chegue os ponteiros uma hora à frente.
Um pouco engripado, tinha combinado com Tomás e filho darmos uma voltinha pelo monte onde se encontra a Sul a N/Sr.ª da Orada.
Assim, no primeiro dia de hora dita de verão de 2012 e já na estação da Primacera, o sol envergonhado acordava pior do que eu. Arrepiado mas com muito vontade de andar, e como combinado, fui ter com os meus colegas ao cruzeiro da Marateca que liga às Tinalhas.
Sob a batuta do Tomás profundo conhecedor da zona ali nos encontramos e fomos fazer a volta que tínhamos combinado.
Encaramos a subida em ascenção via barragem do Pisco/São Vicente da Beira.
Através desta subida vislumbrávamos no alto as antenas eólicas, que lentamente vão rodando, dando ao dia de hoje um toque de pano de fundo. Quando um cenário destes se vislumbra, é sinal de subidas, coisa que eu tanto gosto(ou não)...
Com a respiração pesada em consequência da gripe, as subidas eram para mim todas de dificil progressão. O Tomás, belo batedor destes trilhos, mais o Miguel iam aos poucos marcando a cadência esperando por mim, ora aqui, ora acoli...Tal Pai tal filho...irra...
Por trilhos por mim nunca percorridos em ascenção(se fosse descidas ou retas conhecia), o Tomás orientou a volta a té aos castanheiros do Casal da Serra. Aqui, em trilhos mais conhecidos, sugeri um caminho que nos ligou ao estradão que vem da barragem do Casal, nas entrenhas da Gardunha.
Quanto a mim agradeci terem acabado as subidas...
A descida até ao Louriçal foi pelo canal 2011 em que o Tomás e filho não tinham feito, e que em dia d´Orad(o)a, deu para o conhecerem.

No chafariz do Louriçal do Campo a tal sandoxa XXL foi saboreada, aproveitando para beber também a fresca água que jorra pelo tubo fora.
As horas passavam, e como tinha compromissos familiares, a volta teve que se encurtar pelo caminho dos moleiros através de asfalto. Aqui cada um aos seus destinos, obrigado pela companhia, 5ª feira há mais.
Mais um domingo, mais uma volta, bela companhia, Pai e filho e amigo,  em risada total relembrámos a  velha anedota:
-...sabe o que é o tratado de maastricht!?
- olhe, êuh nã sei, mas triste, triste é o Pai bater no filho;
mas maastricht, maastricht é o filho bater no Pai...
Obrigado pela companhia, Pai Tomás e filho Miguel.
Gostava neste post deixar um agradecimento especial, mais um, às aldeias de xisto, pois é mais uma entidade a abraçar este meu projeto, rota dos lagartos orientado por GPS.
Como sabem, os eventos que organizo é sem associativismos e sem fins lucrativos, mas solicito apoio na divulgação da NOSSA Beira Baixa e por onde o trilho que proponho à malta passa.
2012 aí está, e mais uma vez, lancei o desafio a mais entidades, e desta vez, alarguei horizontes.
Além da Câmara Municipal de Castelo Branco, outras entidades estão a colaborar.
Confirmado
"aldeias de xisto"

Além do apoio dispensado, aldeias de xisto faz questão de colocar este evento
"rota dos lagartos orientados por GPS"
Porquê?!
O trilho que enviarei na véspera e que escolhi para este ano do passeio btt orientado por GPS, tem passagem nesta II edição por estas aldeias, onde o xisto predomina.
Assim é com satisfação que recebo estes apoios que não sendo monetários são para mim de enorme importância para embelezar e brindar quem queira comigo desfrutar de mais uma manhã em que a bicicleta, amizade, confraternização e gosto pela Natureza são pura e simplesmente convidados especiais...
Bem haja.
Caso queiram, dá um salto aqui
Aquele de sempre, sem travões,,,,
Pinto, o Infante

Sem comentários: