quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lardosense X Alcainense no mato...

Na circunstância de férias, reunimo-nos um Alcainense, e um Lardosense, respetivamente eu o Pinto Infante, e o Luis Franco companheiro das andanças, quando as escalas o permitam, e vamos lá.
Pena. Muita pena tenho que no dia 13 de maio, este que se aproxima  não poder ter a companhia dele na Rota dos lagartos, orientado por GPS.
Assim, sugeri-lhe caso aceitasse, mostrar-lhe a beleza e alguns trilhos  que a malta irá encontrar no caminhos da Beira Baixa, sendo a terra anfitriã, a Lardosa.

Como combinado, pelas 9 da manhã dávamos inicio à coisa, sendo que o café matinal faz sempre parte dos trilhos. Onde não interessa, mas o que é certo é que faz parte.
Os Deuses ou andam doidos ou então os Sr.ºs entendidos da metereologia não andam a dizer coisa com coisa!!!
Chove, não chove, mas o que é certo é que água só mesmo no magestoso espelho da Beira Baixa. A barragem de Santa Águeda, Marateca.

Mês de abril, dizia-se águas mil!!!!será!!???
Pode ser que N/Sr.ª Mércules traga alguma para contentar as gentes mais necessitadas, ou seja toda a gente, e uma Natureza que está ensopada, mas é de pó e secura QB.

Ora, demos inicio ao trilho pela Santa Águeda, Marateca que no dia de hoje se apresentava envergonhada deste chove, não chove, e até mesmo com a neblina que tanto a caracteriza no inverno.

Para andar por aí de bike estava agradável. O sol ia aos pouco conquistando as tais nuvens que água nem vê-la.
No trilho de hoje, passámos por Póvoa de Rio de Moinhos. É uma aldeia vizinha da Lardosa, tem uma paisagem bonita, com  muita  sombra, sendo o trilho de hoje dentro de um pinhal que culminou na chegada às Tinalhas.

Surpresa da manhã, foi ao circulármos algures neste trilho,  e em vez de lagartos(ainda pensei ser sonho), deparei-me com esta vaidosa e fotogénica rã. Tive que registar o momento.
Das Tinalhas seguimos o rumo, pois havia mais algumas coisas a visitar, e partilhar com este amigalhaço.
Conversa puxa conversa, e iamos circulando em aldeias que irão sofrer algumas remodelações a curto prazo, assim entendam os crânios do nosso País.
Cada vez mais a identidade das terras do interior vão ficando ao Deus dará. Modernices destas gentes do século actual(ou atual, isto qualquer dia cada um escreve como quer e está tudo bem)e já não entendo nada disto, pois cada vez se torna para mim dificil compreender as coisas!!!Unirem juntas de freguesia em que as tradições, costumes de cada aldeia ou vila são só a sua identidade. Enfim....

A hora passava, sendo que nos pinhais de vale Sando começávamos a efetuar o regresso via Caféde.
Sendo as férias altura para descanso, e não só, neste dia juntámo-nos um Alcainense de gêma e um Lardosense de gêma para percorrermos por aí mais uns trilhos em que a bicicleta mais uma vez juntou a malta para uma bela manhã de desporto.
Para terminar, desejo a todos os leitores e leitoras deste meu cantinho, uma feliz Páscoa.
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha que dois pares de Cravos (dois artistas)um abraço ao Franco.Saudações Idanhenses e Penichenses.