domingo, 22 de abril de 2012

...rescaldo da maratona de Alcains...

22 de abril de 2012 foi a data da associação papa-léguas de Alcains para a realização da VI maratona AlcainsXGardunha.
Percebia-se ao chegar a Alcains que o mote estava lançado por esta associação.
Quanto a mim, o desafio era o de 55 kms proposto.
Como Alcainense, tenho para comigo o "dever" civico de participar na maratona da minha terra Natal. Só lá faltei um ano. 2010 trouxe razões que justificariam a minha ausência.
Com inscrição feita no último dia como já referi no post anterior, e sem saber muito bem se podia participar, o dia D chegava.
Com compromisos familiares em Alcains, pelas 7H30 já me encontrava pelo "azeitonas" a beber o café da manhã.
O Dário, dono da café sabendo que eu ia participar, algo estranhou a minha presença àquela hora vespertina!!!
- Já cá estás!!!???
-Pois!!!
Não estava pela maratona, mas a minha cria mais velha tinha outros compromissos onde eu tinha que o levar a Alcains.
Posto isto, fui até casa da minha Mãe preparar a minha companheira, pois a manhã era de maratona, entenda-se acelerar...
Encontrei malta amiga para beber mais um cafézinho, e deixar dois dedos de conversa para ajudar o relógio a chegar às 9 da manhã.
Nuno, "roubei-te" esta foto:
8H45 fui até ao local de partida oficial, largo de Stoº António, onde o pelotão já se encontrava mais ou menos perfilado para o desafio.
Uns para os 80 Kms, outros para os 55 kms, o meu caso.
Após um breve brieffing da organização, em direcção à casa do povo de Alcains segui no pelotão da frente, ou não se tratasse duma maratona.
UUUUUÍÍÍÍ....
Pinto, deixa-os ir que se não matas-te!!!
No ribeiro da azinheira larguei a cauda deste pelotão de vinte  e tal elementos, onde foi agradável sentir o cheiro dos 1ºs,,,eh eh

Foto carinhosamente conseguida pela outra metade.
Por estradões, o pelotão ia-se dissipando.
Entre um ou outro conhecido, a Lardosa(terra onde dia 13 de maio vou dar aso a mais um evento orientado por GPS), chegava naturalmente. O ritmo era alto, mas os treinos também têm sido bons. Orientado pelas fitas, passava na Lardosa pela minha cria mais nova e pela outra metade que me deram alento para continuar a este ritmo.
Soalheira, São Fiel, estradões que esta malta teima em associar a este evento.
Vinha o desafio 1º. Ínicio da subida que culmina nas antenas da gardunha.
Poupar, foi a palavra que me veio à cabeça. Ainda comentei com o companheiro Martim:
-aqui Martim, é para poupar travões...
tira as mãos do travão
Local de abastecimento muito bem escolhido pela organização, ou seja no cimo da subida(para mim).
Água, meia sandoxa, muito boa, e Bifas vamos embora.
Ora se poupei travões a subir;
A seguir a uma grande subida, há sempre uma grande descida,,,,,vivam as descidas,,,,
Louriçal do Campo, e começavamos a dar entrada nos trilhos que fizeram parte do GPS lagartos 2011.
Que bonitos, Alegre e contente desfrutava metro após metro destes bocadinhos que neste dia tive oportundade de os rever...

Foto gentilmente cedida pelo meu amigo Bispo:(telemóvel)
N/Sr.ª de Fátima desejava boa sorte a quem passava. Soalheira, e aqui andei aos lagartos!!!
Juntamente com mais 2 ou 3 colegas ia-me perdendo não fosse o nó de uma fita pendurada num ar condicionado.(a tal cassete das fitas roubadas!!!)
Lá me orientei e o caminho dos Moleiros viría a seguir.
Foto carinhosamente conseguida pela Mãe do Pinto Infante
Desde a travessia da ribeira a talega e avô serviu o andamento para fazer a média final de 21 kms/h.
Ora se em estradões começámos, em estradões acabámos.
Comecei direito, acabei direito, dever cumprido e realizado, pois para um desafio de 53 kms fazer 17º como dizem por aí, achei excelente(eu que nem sou de corridas).
Em rescaldo, manifesto a minha opinião:
O meu dever cívico como Alcainense, é participar todos os anos neste evento “Alcains/Gardunha”, da associação “papa-léguas”.
Em 6 anos falhei apenas uma vez a este evento, por razões e valores mais altos, que não vou aqui referir.
A associação pápa-léguas desde 2007 que organiza este evento, envolvendo 2 categorias, e entenda-se provas com tempos, em que o objetivo não é só o de participar, mas como o próprio nome indica, uma ”maratona”.
50kms/75 kms.
De há uns anos a esta altura, a bicicleta em Alcains ganha cada vez mais adeptos desta modalidade, em que 40 ou 50 Alcainenses aderem a este evento. Uns com mais velocidade, outros com menos. O que é certo é que a malta mexe.
2007, na sua edição 1ª, a associação pápa-léguas, através da inscrição € 25 brindou os inscritos com uma jersey, muita gente nas estradas, muito voluntariado, muita coisa que considero boa para este tipo de eventos.
Aos poucos algumas destas coisas boas foram desaparecendo...
A associação pápa-léguas,  já provou ter uma capacidade organizativa boa para uma rapaziada que anda nesta vida um pouco por carolice.
As criticas construtivas/destrutivas existem sempre, não fosse eu de acordo com o velho lema.
…”só não erra quem não trabalha”…
Mas desde 2007 a organizar este eventos, existem alguns erros ou virtudes que generalizo como cassetes.
Se não vejamos :
As fitas.
As eternas fitas que vão roubando!!!,
As placas!!!!aquelas que deitam ao chão!!
Então e os trilhos!? Esses não os procuram/descobrem!!!???
No tesouro da Gardunha, tanta coisa bonita há para mostrar!!??
Os trilhos, esses não se criam, ou não desaparecem!!!
Esses estão lá, e é aqui que me quero manifestar desde a edição nº2.
Ora se tiro o chapéu à capacidade organizativa, o mesmo já não posso dizer em termos de criatividade.
Criatividade, é um nome que em minha opinião de participante/organizador em eventos na Lardosa falta a esta associação, comparativamente com outras.
Temos que comparar o que é comparável.
Ser criativo é um adjetivo que não vejo nem registo nesta malta.
Falo isto com factos,  e não o digo porque me apetece.
Se agarrarmos nos tracks e trilhos por onde passamos de ano para ano desde 2007, reparamos que ou é por aqui, ou por aqui. Soalheira/Louriçal. Ou mesmo Louriçal ou Soalheira e Alcains.
Uma Gardunha que esconde um baú de trilhos e tesouros soberbos, apenas têm que se orientar e brindar mesmo os da terra com coisas novas. Minha opinião.
2012, mais uma vez inscrito, veio um monte de estradões, até ao meio da maratona. Diria o costume. Ou por aqui, ou por aqui!!!
A 2ª parte chegava. Desde o abastecimento revi mais uma vez ricos trilhos. Coincidência talvez, ou não. Mas o curioso é que me deu um prazer enorme ver e rever o que foi os trilhos do GPS Lardosa 2011.
Volto a lembrar que isto é a minha opinião baseado em factos. Belo.
Gostei imenso.
Eu que até nem sou de tempos e contagens, os estradões rotineiros levaram a que às 11H30´ já estivesse  na minha terra Natal!!!
Louriçal, e em seguida Soalheira. Aqui aos lagartos andei!!! as tais fitas….roubaram-nas!!!
Não fui só eu…mais como eu se perderam, mas tudo resolvido…
Cheguei como disse direito. Bem disposto, alegre, mas se no ano passado a monotonia foi por mim e mais alguém referida, este ano só uma 2ª parte trouxe algo de novo.
Uma bela imperial saceou a minha sede no final, optando por um banho na casa da minha Mãe, porque se não o “Luciano Pavaróti” também o tinha que entoar!
Na minha terra Natal, só não me inscrevo já para 2013, porque valores mais altos se podem levantar, e esses meus amigos,  têm que ser respeitados em 1º lugar.
Quanto aos trilhos, e repito uma opinião (nem construtiva, nem destrutiva)orientem-se porque a Gardunha merece que seja explorada!!!
Mais uma vez repito, não passa de uma opinião baseada em factos, em que mais malta comunga dela.
Opinião de um participante, de um organizador, e de um Alcainense...
Orientem-se, vocês são capazes de melhor!!!
Um Alcainense não residente
Aquele de sempre...

Pinto, o Infante

Sem comentários: