quinta-feira, 12 de abril de 2012

...três dígitos, com olhar de "esguelha"...

O mês de maio é sempre farto em eventos desportivos, em que a rainha é a bicicleta. Ora aqui, ora acolá a malta através de associações ou organizações paralelas vão/vamos fazendo o melhor que sabemos e podemos para desfrutar das manhãs, agarrando numa bike, amigos e vamos lá.
Como vou relatando aqui no meu cantinho poético, 5ª feiras a malta do serviço temos o previlégio de podermos(quase obrigados) conciliar o desporto e prazer em andar de bicicleta.

Particularmente esta 5 feira deu-me algum prazer andar de bicicleta na vertente btt, por algumas razões, e passo a citar:
A 1ª prende-se com a realização de um evento nesta vertente, em que eu e o colega de profissão, Tomás, à semelhança de 2010 e 2011 noutros locais,  damos a cara para organizar um evento que envolva os colegas de profissão que queiram e possam participar neste passeio, e curiosamente para alegria minha vou passar na minha terra Natal em trilhos onde não passava há mais de 30 anos.
Em 2º lugar, nesta 5ªfeira fui ao baú das jerseys e calçonitos de bike, e veio-me à mão uma daquelas míticas jerseys que rolam por aí no corpo de muitos companheiros do pedal pelo país fora. Isso mesmo, para quem anda nisto, sabe que Portalegre e a associação "ases do pedal" conseguiu até hoje bater recores de audiência, e que eu tive o prazer de estar presente nesse ano. 5300 bicicletas, sendo uma delas, a do Pinto Infante.
Nesse ano, das 5300 optei por trilhar na vertente meia maratona,e mais uma vez  no preço(algo sempre inflacionado na minha opinião), lá vinha uma jersey.
No ano anterior, a opção, aí sim, um desafio que lancei a mim próprio, e a solo transpus a barreira dos 100 kms.
GRANDE jersey me saiu.
Nesta 5ª feira, e um pouco sem querer enverguei-a com orgulho.
Já o havia tentado. Não o consegui à 1ª.
Há  2ª foi de vez. 2007, os 3 dígitos, eram alcançados.
Outra particularidade desta 5ª feira igual a tantas outras, prendeu-se com o fato(facto) de o Tomás cicerone deste trilho profissional, fazer o percurso com partida e chegadas a Castelo Branco, sendo o ponto de viragem na minha terra Natal. Em Alcains faremos o início do regresso, onde aproveitei para meter o colherão e sugerir uns trilhos que percorremos neste dia, e por ali não me lambrava de circular.
Como o tempo passa!!!!
Outra boa sensação, foi parar a bike na lardosa, e os 3 digitos serem mais uma vez ultrpassados. 114 kms maracva o meu conta kms. Belo treino este, para uma simples 5ª feira, em que o objetivo era reconhecer o passeio profissional.
Certo, não foram seguidos, mas nos finalmentes foi a marca que ficou...
Ainda...A olhar para o título "...três digitos, com olhar de esguelha..."foi o relembrar de "mai  um"regionalismo que carateriza a Beira Baixa, e que o Tomás o proferiu, que soa sempre bem ouvir, não fosse eu um beirão de gema.
Então vamos dar "mai uma"!?
Uffff..
Era 5ª feira.
Da Lardosa como combinado segui em direção a Alcains para me juntar ao Tomás vindo das Tinalhas, ao Afonso e ao Domingos.
Com objetivos delineados, cada um com os afazeres da profissão, o Domingos foi o único que não nos acompanhou neste reconhecimento, mas fez o regresso a casa pelas 17H30´ connosco.
De Castelo Branco a Alcains, o itinerário irá ser pela Sr.ª Mércules por trilhos do alagão, novo aeródromo, Picadeiro, Fonte Maria Rodrigues, piscinas e Alcains, sendo aqui o reforço alimentar.
Na minha terra Natal, sugeri ao Tomás irmos ver o que resta de uns caminhos por mim percorridos em motorizada aqui há uns aninhos atráz. Tudo lá estava perfeito e intacto desde então, e vamos incluir estes trilhos para esse dia.
Depois pelo monte do Zé do cabeço do carvão elaboraremos o regresso via St.ª Apolónia, Pedra da Légua, parque de campismo, sendo a cova do gato o túnel de entrada ao paddock, para em harmonia desfrutarmos dum almoço convívio.
Isto irá se tudo correr como planeado  no mês de maio, na 5ª feira que antecede a "rota dos lagartos".
17H30, o 4º elemento juntou-se novamente à equipa, e os quatro fizemos o regresso novamente a Alcains, e no meu caso à Lardosa.
Pelo Trigueiros de Aragão fiz o regresso, ribeiro da azinheira, onde o vento até abanava a barraca, com o frio desagradável estava.
Pronto, "mai uma "5ª feira desportiva, que serviu para entranhar nos músculos uma boa carga para o desafio que 2ª feira vou ter pela frente.
Ultrapassar novamente os 3 dígitos, percorrendo o monte para ir fotografar as ceregeiras em flôr.
Assim São pedro colabore.
Esqueci, a companhia deste dia sempre agradável.
2ª feira há mais...
Já agora:
13 de maio, orientem em "mai uma"
 Rota dos lagartos, orientado por GPS
dá um saltinho ao forumbtt e comenta"rota dos lagartos"

Sem comentários: