quarta-feira, 10 de outubro de 2012

o dia da confraria pasteleira na Lardosa

Filme feito e cedido gentilmente pelo Diamantino:
As voltas do Pinto Infante foi o titulo por mim escolhido para há uns anos atrás  intitular este meu cantinho, escrevendo neste assunto de internet, coisas em que partilhasse as minhas voltinhas de bicicleta, a pé ou mesmo de motorizada.
A base, se os meus amigos repararem é toda a mesma. Paixão pela Natureza, confraternização, gosto de coisas antigas e considerar amigos que comigo respeitem estes passatempos que nos rodeiam em que uns mais afoitos que outros, tanto consideramos.
No caso concreto venho falar hoje, em muito mais do que um simples passeio de bicicletas ou mesmo coisa que o valhe, que neste dia 6 de outubro se passou na Lardosa.
Quem me conhece, sabe que tudo tenho feito para colocar a aldeia da Lardosa, no calendário da amizade e confraria. Quando me refiro a confraria, é só por achar que se adapta perfeitamente aos objetivos desta maluqueira, e nada mais.
No postinho de hoje, e deste ano relativo às pasteleiras, tenho a certeza como dizia, isto não ser só um simples passeio de bicicleta.
Carrega e vê fotos gentilmente cedidas pelo Franco:
A matricula. Este ano para mim, a melhor recordação.
Considero e sinto cada vez mais este evento ser uma festa em que a bicicleta é razão e motivo que traz à Lardosa gentes muito bonitas, querendo, e quem vem pela primeira vez fazer deste dia vivido com alegria e com sentimento que diria único. Explico único, porque a opinião de quem nos tem visitado, é de apontar no calendário  ano após ano regressar à Lardosa.
Carrega na foto, para desfrutares das fotos gentilmente cedidas pelo Fernando:

A reliquia. Já cá esteve mais vezes, e é digna de registo
O ar é agradável, e respira-se alegria nestas gentes que cada vez mais e bem, capricham nas vestimentas recordando assim a verdadeira época da bicicleta.
Ora se desde 2006 até 2011 este sentimento tem sido absorvido, 2012 e com toda a conjuntura apresentada pelas entidades superiores deste País,  o Povo deixou neste dias 5/6 e 7 de outubro a tristeza supultada por umas horas e veio até à Lardosa divertir-se cada um à sua maneira.
Confesso que não esperava tamanha moldura humana em consequência da tal crise, mas enganei-me, e ainda bem.
VOCÊS SÃO FABULOSOS
Carrega em cima da fotos e desfrutas fotos gentilmente cedidas pelo Pires
Neste dia e à semelhança dos anos transatos existiram momentos de ternura, amor, carinho, alegria e muita entre ajuda entre os participantes.
Com as fotos que escolhi neste post tento mostrar isso mesmo, destacando os momentos fantásticos.
Um exemplo maravilhoso e bonito do Alexandre e do Jorge Nunes auxiliando o Júlio sem travões a descer para a aldeia do Vale da Torre. O Alexandre transportando as suas crias no atrelado segurou a pasteleira do Júlio, e o Jorge segurou o atrelado das miudas. Um momento registado pelo Pires.
Fantástico.
Carrega e desfruta das fotos gentilmente cedidas  pelo Moreno:

PAI babado. Eis outro momento alto do dia. A minha cria mais velha dedicando uma salva de palmas ao Pai(eu baboso), organizador desta maluqueira.
Ano após ano, temos recebido malta de todas as classes etárias, sendo que a juventude gosta de participar cada vez mais. Lindo.
O recinto da feira, pelas 8 da manhã começou a encher-se de juventude, mais velhos e o colorido desta massa humana embelezava e de que maneira o largo que parece ser pequeno para a VOSSA grandeza.
Tinha dito que este ano o café de borras no forno comunitário, iriamos prová-lo acompanhado dum bolinho acabado de fazer. Assim foi. Satisfazendo um dos objetivos deste meu evento, a promoção do património da Beira Baixa.
Carrega na foto para desfrutares das fotos gentilmente cedidas pelo Cristóvão:
Os premiados. Lindo par de jarras...
Melhor caracterização masculina, o Cristóvão.
Melhor caracterização feminina, a Aida.
No forno comunitário, desafiei uns amigos para escolherem os/as mais bem caracterizadas/os.
Juri:
O Jorge de Castelo Branco, o Chico de Alcains e o Pedro de Lisboa.
Voltinha da praxe, transmitindo alegria aos moradores da Lardosa, que este ano de 2012 batemos o recorde de participantes da casa(bem vindos).
A caminho do Vale da Torre a malta ia passeando invadindo a estrada, cheio de côr de outros tempos, onde o São Pedro participou também na festa brindando a malta com um dia magnífico.
Ora se o património na Lardosa foi divulgado, tinha prometido ao Sr.º Manuel(tesoureiro da Junta da Lardosa, e residente no Vale da Torre), irmos promover e mostrar à malta o forno comunitário desta aldeia.
Branquinho fresquinho, croquetes, pasteis. Enfim à boa maneira do Vale da Torre.
100 metros depois, o recheio...
Palavras...
Seguia-se aquilo que este ano apelidei de apoteose. Brindar as nossas pasteleiras com contacto direto com a terra, vagueando ao som do trim trim, trak trak até ao monte das areias, seguidamente apeadeiro da Soalheira.
Carrega na foto para veres fotos Pinto Infante:
Com quedas à mistura, agrupei a malta para as autoridades nos conduzirem em pelotão até ao interior desta Vila. Jamais a malta desta terra tinha visto tantas juntas.
 A subida para o último beberete do dia, foi violenta, mas tinhamos que a encarar. Cá atráz um incidente do dia.
Um carro que se encontrava parado no sentido contrário ao nosso, destravou-se e valeu a valentia de homens e mulheres que participavam neste passeio para o segurar.
Santa Águeda(Marateca). Aquele esplendor. Trilho até lá propicio para a prática desta modalidade. Vista para a albufeira e também para a nova criação de avestruzes.
Reagrupamento à entrada da Lardosa, retirando a Nacional 18 do roteiro, e pela hora de almoço o pelotão dava entrada na feira do feijão frade, onde a feira a esta hora já estava muito bem composta, à semelhança de todos os dias.
A vontade. Carlos Lozoya transportando a sua cria na pasteleira, que pelo 2º ano participa na confraria, adormece. Brutal....
Incondicional. Uma palavra de apreço à minha familia, que todos eles e ela com força e alegria particpam, e mais importante ainda dão-me apoio para levar por diante todos estes projetos.
 Almoçarada com o feijão frade de cara verde, acompanhada da bela sardinha, convívio e confraternização, com apimentado musical a cargo dos bombos do Barco.
Assim se passou mais um dia, repito em que na minha opinião não foi um simples passeio de bicicleta. Um hino à amizade e às pessoas que partilham comigo este dia sempre a recordar.
Para 2013 a proposta é grande, mas começo já  a prepará-lo, porque VOCÊS merecem.
Bem hajam a todos/as
Carrega aqui para veres mais reportagem em btthal:
Brevemente mais fotos e filmes
Aquele de sempre....
Pinto Infante

Sem comentários: