terça-feira, 9 de outubro de 2012

O pedestre com o feijão de 2012

Carrega aqui: fotos gentilmente cedidas por Luis Franco:
A feira do feijão frade da Lardosa, no distrito e concelho de Castelo Branco, vem sendo um certame que de ano para ano consegue ultrapassar aquilo a quem os mais entendidos ou não chamam de crise.
Com gentes lindas e simpáticas maioritariamente da Beira Baixa, sacode este problema, e tenta escoar um produto que desde há uns tempos, 7 anos atrás, esquecido e algo adormecido por estas bandas.
O feijão frade, o de qualidade.
o de cara verde
Com os politicos à mistura, este povo tem feito um pouco de tudo para escoar este leguminoso  que faz as delicias de muitas mesas.
Como politico não sou, resta-me defender e dar a cara com a minha assinatura em defesa  da minha Beira Baixa, com a realização de uns eventos desportivos. Passeio de Pasteleiras/bicicletas antigas, e um Passeio Pedestre.
Neste certame há uns anos atrás,  apresentei a proposta à Junta timoneira destas lides, e através de um passeio pedestre, inovador ano após ano, circular em trilhos onde todo o público presente tenha contacto direto com o feijão e terras onde se faz a sementeira.
Para 2012, e com um trunfo invejável para qualquer um, a passagem pelo esplendor da barragem de Santa Águeda(Marateca) foi obrigação, permitindo a estas gentes visitá-la bem de pertinho.
Ora se este espelho é um trunfo, porque não iniciar a caminhada de 2012, degustando outro trunfo como o café da avó acompanhado de um biscoito acabadinho de fazer!?
No forno comunitário, património local da Lardosa, foi então servido o pequeno almoço. São Sebastião, e bairro do tanque vinham a seguir, e depois a barragem. Belo postal. Este ano o espelho foi observado por enormes bichos que decorarm esta paisagem. Uma criação de avestruzes, fez o regalo das vistas desta simpática massa humana.
Bem hajam a todos eles e elas pela VOSSA presença.
Carrega aqui e vê fotos Pinto Infante
Ladeando a água deste lago, cruzámos o caminho dos moleiros invadindo assim terrenos em que os pertences são do povo da vizinha Soalheira.
Como tradicionalmente, e ao meio de trilho proposto estava a carrinha recheada de material que servem sempre para tapar os buraquitos que a malta gosta e saboreia.
Toca a marchar, porque neste dia 7 de outubro, as temperaturas e como previsto, rondavam os 29º. Verão diria eu!!!
O São Pedro, um dos padroeiros desta feira faz questão e bem de nos brindar com dias magníficos. Ainda bem...
E por falar em calor. Ao km 10 estava o Sr.º presidente da junta de freguesia com um geladinho que assentou que nem mágnum.
A chegada à Lardosa fez-se pela fonte coberta, e logo a seguir ao som alegre e divertido a habitual sessão de alongamentos e um pouco de ginástica ritmica alegra sempre a malta que comigo participa nesta manhã de desporto.
Mais uma vez bem haja a todos/as presentes.
2013, começa a ser preparado....
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

1 comentário:

FMicaelo disse...

De parabéns amigo! Tu e toda a equipa, pois como sempre o nivel é elevado, dificil de igualar! Já é uma tradição ir á Lardosa!
Temos mesmo que criar formalmente a Confraria da Pasteleira e tu como o grande impulsionador tens de ser o Grão-Mestre... das Pasteleira! Eeheheeh Abraço merecido!
PS: se precisares de fotos podes ir ao meu album Picasa e "pedir emprestado" á vontade!