quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

...a preparação do último de 2012...

Os últimos tempos e por consequências da situação do País, o tempo tem sido muito pouco(também o frio)para poder encher o meu baú, seja para o tradicional último do ano, mas também começar a encher o baú para o GPS 2013, que espero regresse este ano 2013, à data também ela tradicional dos "lagartos".
19 de maio de 2013
Vamos ver...
É certo que,  mesmo com as primaveras a passarem por mim, ainda me vou lembrando do nome dos três reis que ofereceram os presentinhos ao menino Jesus.
O Baltazar;
O Belchior;
E o!!!!...
Pois...esse mesmo...
O Gaspar, que o presentinho de recordação e aconchego, este nada tem a ver com o  outro.
O nosso "rei" Gaspar.
Mesmo a roubar-me/nos o bolso, tem conseguido dar-me o presente envenenado do tempo que me tem tirado para praticar o desporto da bicicleta.
Mesmo assim, e com o dia 30 de dezembro a aproximar-se, tradição é tradição, e vamos lá ao baú, procura lá uns trilhos, junta uma palete de companheiros, trata do almoço, e orienta-te.
No domingo passado, para a preparação desta confraternização, tive a companhia do Araújo para me fazer companhia no remover de trilhos e estradões.
A saída foi de Castelo Barnco pelas 9 e tal.
O frio fez-nos companhia neste solarengo dia de inverno. Passámos por Alcains, minha terra Natal e em direção à Lardosa, já na procura do trilho para domingo 30 deparámo-nos com vários caminhos encerrados.
Encerrados, não com as tradicionais cancelas. Os donos ou não,  colocaram cadeados nas cancelas de ferro, motivo pelo qual me deixaram bem triste em virtude da minha escolha este ano 2012 recair para alguns destes caminhos. No entanto, e ainda bem consegui falar com alguns deles, os quais me confidenciaram os motivos que os levaram a tal propósito.
Problemas para mim!!! E agora!?
Revoltei novamente o baú. Mais uma abanadela e sem grande sobresaltos a Lardosa é já ali.
O Araújo com horas marcadas, não podia ir além do meio dia e tal, e sendo assim rumámos à Lardosa por trilhos e estradões para ver o que por ali havia.
Decidimos então virados a Sul da Lardosa fazer a entrada nesta aldeia.
Mesmo com o inverno quase a atingir a sua amplitude máxima, é ainda agradável observar a beleza das árvores de folha caduca a colorirem os campos por onde passámos.
Algumas das escolhas deste domingo, foram para mim um prazer revisitá-las, mas com tristeza vão ser colocadas de lado, pois os cadeados a isso vão obrigar.
Optei então por efetuar um reconhecimento aos suburbios da Lardosa, por onde iremos sair em direção ao final.
5ª feira desportiva, e espero sem chuva vou fazer, ou tentar fazer o trajeto final, já com as devidas alterações.
Cinquenta, vão ser mais ou menos, e como sempre a quilómetragem a propor à rapaziada que abraça este projeto tradicional.
Até à Lardosa, a volta deu 44 kms, num dia de temperaturas apeteciveis para a coisa, e só espero que dia 30 de dezembro, o tradicional último nos reserve um dia como este...
Aquele de sempre, esperando que o Gaspar nos traga um presentinho sem ser envenenado como o que tem sido até aqui...
Pinto, o Infante

Sem comentários: