sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

...estão todos convidados...

Olá a todos.
Este post vai ser diferente dos habituais.
O Bodo da Lardosa, freguesia do concelho de Castelo Branco, assinala dia 19 de janeiro mais uma tradição centenária, com o desfile dos tabuleiros com os cascoréis (fritos de massa-pão, similares às filhoses de Natal) pelas ruas da aldeia até à capela. A este ritual segue-se o convívio entre a população, que se reúne em redor de uma fogueira. Aqui são saboreados os fritos e assadas outras iguarias adquiridas no leilão da festa.
O Bodo teve o seu início, numa altura que uma praga de gafanhotos avassalou Lardosa, em pleno século XVII, destruindo todos os cultivos da aldeia, o que levou ao desespero os agricultores e os habitantes da localidade. Na altura, prometeram, então, a São Sebastião que, se acabasse com a praga, fariam todos os anos uma grande festa em sua honra.
Conta a lenda que o santo fez com que todos os gafanhotos morressem à porta da sua capela no dia 19 de Janeiro. Para garantir que esta praga não volta a repetir-se, a promessa é cumprida todos os anos.
..."excerto de texto recolhido no Jornal de Noticias"...
Este ano 2013, a festa em honra de São Sebastião, coincide mesmo com o dia da promessa.
19 de janeiro

Photobucket
É uma festa em que todos os anos são nomeados festeiros para que nada falte a quem visite a Lardosa, e assim se dê seguimento a esta promessa.
Este ano de 2013, calhou-me a mim, fazer parte de uma equipa de 6 festeiros.
Eis o motivo do diferente post de hoje, aproveitando para convidar todos os leitores do meu cantinho a darem um saltinho até esta aldeia, para provarem esta iguaria da Beira Baixa, beberem um copinho.
Gratuitamente, o festeiros oferecem Cascoreis, vinho, pão, sumo, tremoços, etc...
As chouriças, morcelas, farinheiras, borregos, queijos, etc...são as oferendas que são dadas por quem queira, aos festeiros e serem leiloadas no dia da festa, onde também as comissões disponibilizam assadores com a brasa sempre pronta, e ter  a rapaziada bem aconchegada ...
Um abraço a todos/as e apareçam
Pinto, o Infante

Sem comentários: