quarta-feira, 29 de maio de 2013

...por escalas abaixo...

Olá a todos/as
Os Escalos de Baixo através da sua associação Escalas abaixo, promoveu pelo 3º ano consecutivo o passeio btt anual.
Quanto a mim, participei nas duas ultimas duas edições.
É um passeio simpático, rodeado de gentes humildes, e com a alegria, brindam os convivas participantes com um dia/manhã bem passado naquilo que pelo menos eu, gosto.
Com os tempos que correm, esta associação conta todos os anos, pelo menos nas que fui, com um pelotão muito bem composto.
Com algum atraso, saí da Lardosa para os Escalos de Baixo. Cheguei ao local de concentração, o costume. Levantar dorsal, cumprimentos da malta conhecida, preparar, carregar o corpinho de protetor, porque se esperava aquele sol manhoso que requer alguma atenção extra na pele.
A tática de ataque, logo foi combinada entre mim e o  Rui do Amieiro.
O Olegário e o Anibal nos calcanhares viriam com uma baixa de equipa para este passeio. O colega Gini por razões que desconheço marcou uma faltinha, que vai querer falar com colegas e irem repetir com certeza, ou não fossem eles amantes desta 2ª parte do bonito passeio.

O Luis Reis, timoneiro do staff, dava as habituais palavras dos passeios; atenção aqui, ou ali..enfim o costume...
A saída deste ano foi mais ou menos pelo mesmo local de 2012. Um terreno irregular, que provocou algumas quedas lá na frente(as melhoras ao Miguel, que teve mesmo que receber tratamento hospitalar).
Quanto a mim e ao meu companheiro deste dia, calmamente e ao nosso ritmo lá nos iamos revesando.
Fotos de Filipe Ferroa:
Ao longo de alguns kms, o trilho orientava-se em direção à estação de Alcains. Bonito diria.
Cruzámos asfalto por duas vezes, elaborando a passagem em direção ao abastecimento por alguns trilhos conhecidos, e em sentido inverso de 2012. Belo.
Numa disposição algo desagradável(pequeno almoço tardio e com leite à mistura), cheguei ao abastecimento sem vontade nenhuma de engolir fosse o que fosse!!!
Um amigalhaço de profissão insistiu que provasse os ricos e apetitosos assados que saltavam da grelha.
UUUiii. Havia de tudo um pouco.
Couriça, entremeada, febras...
Não me lembro de passar num abastecimento sem comer!!!
Trazia comigo a fatura bem cara do leite da manhã....
Tempo foi de agarrar numa banana e continuar os 52 kms a que me opus...
Foto gentilmente cedida por Rui Pires:

Os meus sinceros parabéns a toda a organização, pela fabulosa 2ª parte deste passeio.
Lindo, muito bom, muito trabalho de mão de obra, compensados pela opinião geral, foi deveras muito bom.
Circular em trilhos novos, uns muitos metros de singles em que alguns "à lá man", colmataram num final de passeio muito agradável.
Restavam 15 kms para o fim deste passeio, quando o Sr.º Presidente da associação Escalar, esperava a malta com um porta bagagens de carro, carregado de bolos, e suco de cevada...
..."malta comam aqui qualquer coisa"...
..."querem uma MINE?!"...
Nesta fase do passeio, finalmente a minha má disposição começava a dissipar-se. Comi  então um bolinho de mel que me assentou muito bem, sendo que o Presidente e o Rui continuavam a insitir em beber uma MINE.
Enervadíssimo, "fiz-lhes" a vontade e companhia...
Ora se a avózinha tá paga, a talega também....
Dali até ao fim, foi em ritmo bom, o sol cada vez mais ia aquecendo, e com alguma pressa a "meta" dentro dos Escalos de Baixo culminava com os 52 kms de passeio.
Uma 2ª parte desconhecida para mim, e que gostei mesmo muito de desfrutar dos lindos trilhos escolhidos pela organização.
Dados oficiais:
95 bttistas;
2 abastecimentos
52 kms de distância
Acumulado não sei
Meu tempo, nem me interessa
Comecei e cheguei bem, isso é que me interessa.
Quanto à organização, parabéns pela excelente escolha dos trilhos.
Da Lardosa...
...tira as mãos do travão....a subir claro...
Pinto, o Infante

1 comentário:

Anónimo disse...

Logo vi que ja ias atrasado pa algum lado, ca broa com que saiste de casa.
Todo equipadinho e ca burra na traseira da carrinha disse pra comigo, vai fazer kms em duas rodas, ehehehh. Olha podias ter parado queu dava-te uma mine logo de manha à saida de casa para ires logo bem disposto... Abraço do Ricardo