segunda-feira, 30 de setembro de 2013

...da cacimba nos olhos, à grande molha no pêlo...

Era o último domingo de setembro.
Este particularmente com alguma importância(ou não) para o país. Dia de eleições.
A cacimba pela manhã era minha companheira, causando em mim algumas dúvidas sobre se havia de ir fazer o gosto ao pé, ou não!!!
Arrisquei, e bem.
A chuva e cacimbada fazem-nos cá muita falta e vem sempre a tempo de abençoar a nova estação do ano que se aproxima, mas confesso que esta, está a causar-me alguma angústia para sábado e domingo!!!
Vamos ver o que o São Pedro nos reserva, mas a olhar, e confiar nas previsões metereológicas, as coisas vão correr bem.
Depois de um cafezito no sitio do costume, o sino da torre já entoava o chamariz do povo para a Eucaristia dominical.
Quanto a mim, com impermeável preparado para o que desse e viesse, o chamariz era outro.
Através dos areões, caminho que já não me lembrava de percorrer, ia sentindo o terreno cada vez mais pesado, consequência das chuvas que tem caído.
Poucos kms depois, pensei regressar ao meu sofá.
A cacimba já em ascensão para os Escalos de Cima, dava lugar a uma chuva pequena suficiente para me entristecer.
O impermeável fui obrigado a vesti-lo, pois a brejeira quantidade de água ensopava - me o "cortiço".
Não me lembrava de fazer esta subida, quer via Areões x Escalos, ou vice versa. É sempre uma escalada agradável, que culmina quase no alto da Lousa.
Por bredas e quelhas, cheguei aos Escalos de Cima, esbarrando num majestoso postal que carateriza esta aldeia.
O palácio do visconde soberbamente recuperado. Muito bonito.

Nesta aldeia pensei em comer qualquer coisa, mas a molha que o corpo apanhou, começava a senti-la.
Com expetativas de observar o terreno, Alcains seria a próxima paragem.
Café no local de pic nic(sábado)informar/avisar amigo Gigi que se prepare para a enchente de malta este sábado.










Quentinho e aconchegado estava este local. Ensopado, bebi um café quentinho para a temperatura subir, e logo a seguir dirigir-me à lardosa.
No regresso a Lardosa, andava há alguns tempos(largos) para picar um buraquinho. 
Deu em particular.
Consegui arranjar maneira de lá sair agradado, e a Lardosa  "encharcada" vinha a seguir...
Ora a continuar com a magia dos Deuses, a cacimba deixou-me os olhos com água não só pelo facto deste domingo levar uma molha, mas está-me a preocupar o facto de se calhar ter que alterar o itinerário das pasteleiras para este sábado.
Vamos ver!!!

Eis o bilhete coletivo que vai servir de prova de transporte ao pouca terra até Castelo Branco.
Pronto, foi mais um post deste meu cantinho, 5ª feira há mais, e não se esqueçam para sábado traser um farnel individual, digno de partilha para os VOSSOS amigos e companheiros.
A metereologia a olhar os sites vai estar favorável;
sem chuva
com sol
temperaturas excelentes para a ocasião.
Assim espero.
Até sábado
PS. Não esqueças de traser a pasteleira, e não te atrases
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante






Sem comentários: