segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

...do último, já vão sete...

Mais uma vez, e pelo sétimo ano consecutivo, meti a batoneira, a talocha, a massa e alguns retoques na afinição do baú 2013 deste produto final, que sem a VOSSA mão de obra esta confraternização não seria possível concretizar.

Com um grupo muito agradável, tinha delineado o trilho de forma a percorrer por aí, introduzindo sempre que possível uns retoques descobertos do meu baú, em que a certeza seria molhar pouco os pés.
Na 5ª feira antes fui ver como se portavam os campos com tamanha quantidade de água que o São Pedro tem jorrado cá para baixo(e que falta faz).
Percorri o trilho todo, e depressa me apercebi que tinha que introduzir algumas alterações de última hora, retirando a passagem de duas ribeiras, que em virtude do caudal não daria para transpor.
 Com saída rolante para aquecer um pouco do grau 1 pelas 8 da manhã saímos da Lardosa enchendo os campos com as cores dos goros e jerseys que cada um escolhe. Descemos os Barros, percorrendo o trilho/single das Casinhas, local este em que a surpresa do dia nos esbarrava pela frente!!!
A barroca que desagua na Alpreada em 3 dias subiu 1 metro!!!
UUIII!!! E agora???!!!
VOCÊS foram ENORMES.
Eu passei, mas confesso algo incomodado, pois não estava à espera deste registo que fica para contar...
Com uma entre ajuda a rapaziada ora aqui ora acoli, transpusemos todos com calma este obstáculo que culminou e ainda bem em risada e alegria...
Dos singles pensados, subtrai-os dando lugar a que a malta circulasse por estradões, motivo de mais conversa fazendo jus assim àquilo que é este último domingo do ano.
Conversar, lavar roupa e muito convívio.
Escalos de Cima, com algumas paragens para reagrupar toda a malta, e a temperatura da manhã subia, abraçando o sol magnífico que connosco quis participar.

Como nunca existe abastecimento neste evento, solicitei a bússula do Luís Reis(bem haja Luís), alterando o percurso inicial para um alternativo, levando com que os Escalos de Baixo se tornassem mais próximos.
Aqui nesta aldeia, tinha preparado a logística, não para um abastecimento "corriqueiro de barras" energéticas(que também gosto), mas neste dia em especial não se identificam bem com o baú dos últimos, um pitéuzito como habitualmente composto como sempre de uma febra a sair da brasa, regado por sangue de Cristo e enchido que servia de suco ao pãozinho.
Obrigado "Roxo Catering" pela sempre ajuda que me dão nestas andanças.
Nos Escalos de Baixo, um dia destes de pesquisa, meti para o baú um trunfo que partilhei neste dia com a malta, e que serviu de risada a alegria, pois só volantes 60 cm lá "passiim".
Uma passagem lindíssima que logo registei para mais tarde recordar.
A saída dos Escalos de Baixo seria por outras bandas, não fossem os campos vomitarem água por tudo o que é sítio.
Assim, monte de São Luís absorveu a nossa passagem, em direção ao picadeiro e depois leiteiras de Alcains via piscina.
O meio dia já se encontrava logo ali, largando a minha terra Natal pela Casa do Povo.
O Machado estreante neste passeio, fez a sua estreia com um "prego de solho" na roda traseira.
Batismo diría.
Lardosa alí, sempre com a companhia de água nos pneus, chegava este pelotão bem disposto, prontos para a parte final.
Banho "retemperador" QB(irra!!!tenho que convencer a Junta a adquirir um esquentador)
À mesa também se conversa. Ah pois é...
Faço sempre a mesma exigência com a sopa;
O 2º prato pode alterar de ano para ano, mas a sopa farta com feijão grande tem que constar na ementa.
Roxo Catering preparou um bufé de entrada.
Assim, tivemos direito a uns pastelinhos de bacalhau, rissóis acompanhados por uma laranjada de cevada;
Sopa farta;
Carne de porco do alguidar(substituindo a posta de bacalhau este ano);
Doce;
Simpatia e mestria de quem anda nesta vida.
O último do ano, com as voltas do Pinto Infante, vou tentar que se realize todos os anos, pois é com alegria e prazer que VOS recebo a todos/as que queiram participar neste simples passeio.
Como sempre tenho obrigação comigo próprio de dar aquele abraço ao meu amigo e eterno voluntário nestas andanças.
Bem haja Qui Tó.
Quanto à Junta de Freguesia, sem o apoio dos balneários e espaço para comermos, o que faríamos?!
Desta feita, só posso terminar este post, desejando a todos/as um ano que se aproxima cheio de saúde.
Bom ano de 2014, são os votos daquele de sempre sem travões...

Pinto, o Infante

10 comentários:

Luis Franco disse...

Amigo Pinto, mais um belo passeio, eu que nem sempre posso estar presente,umas vezes por motivos profissionais, no Ano passado foi o raio de uma Viroz quando já estava a Bike ali prontinha... este Ano o "Menino" abençoou-me, prefiro molhar os pés na ribeira todos os Anos mas sempre presente... eheheh...
Um bom Ano de 2014 para todos os companheiros do Pedal.

Pinto Infante disse...

O Lardosence de Peniche.
Antes de mais um bom ano,
depois o teu virus deste ano ficou por essas bandas e ainda bem,porque a tua presença é sempre agradável...
cá te espero para os próximos e sem molhares os pés...
abraço
Pinto Infante

Anónimo disse...

Oi, Boas
Bom Ano Novo
Como estreante fui brindado.
Apesar de ter andado TRESMALHADO
e ter furado com direito a uma CAVILHA
Foi 5 estrelas
Bem haja ao ppl STAFF da reparação do pneu.
Aqui vai o meu testemunho em video

http://www.youtube.com/watch?v=pCldGALDgYQ

JM

Pinto Infante disse...

ou é batismo ou não é Machado..
um belo video o que fizes te. esta semana vou publicar mesmo num post, mais algumas fotos que o Jorge também facultou.
bem haja pela companhia.
um abraço e continuação de um bom ano.
Pinto Infante

Jorge Leão disse...

Foi um belo passeio! A melhor forma de terminar o ano :)

2013 foi o meu ano de estreia em tudo... Rota dos Lagartos, Pasteleiras e o Último do Ano.

Ou seja, fiz a "tripleta"! hehehe

Um abraço e obrigado pelo teu esforço em nos proporcionar estes fantásticos momentos de convívio.

Pinto Infante disse...

um excelente ano em termos de estreias...
espero que tenhas gostado de fazer estas estreias, e claro 2014 cá te espero com a tua equipa sensação.
GPS na calha para 18 de maio.
um abraço
Pinto Infante

Fidalgo disse...

Vê lá se mudas isto para o primeiro doa ano, para eu poder participar.
Ou será que tens medo que a comida não chegue??? Parece que se lembraram de mim, porque sobrou comida!!!! Amigos da Onça!!! Com amigos destes, quem precisa de inimigos????

Pinto Infante disse...

Eu acho é que quem anda com medo de participar nos meus eventos és tu..
se não relembra o ano 2013, escolhes todos os fins de semana seja da btt ou pasteleiras para dizeres:
-"ah e tal alguém tem que levar o País para a frente, e coisa, muito trabalho, blá blá bla´, depois não tenho pasteleira,,,afronto-me com tanta comida,,, ó Pinto sabes como é,,,;
Deixa te de tretas, porque a tua presença é como sabes sempre sentida.
marca já na agenda os encontros com a minha assinatura:
18 de maio GPS, 04 outubro pasteleiras, e ultimo do ano a 28 de dezembro.
Se quiseres justificação para faltares ao emprego e participares nestes eventos, eu arranjo..eh eh
grande abraço

FMicaelo disse...

Excelente momento de convívio Pinto. OBG! Como sempre, somos recebidos na Lardosa como se tivéssemos na nossa casa - mesa farta, bons amigos, excelente convivio. É por causa dessas e de outras (3 banhos grátis!) que conta comigo para todas As Últimas do Ano! ... Para as pasteleiras!... Para o GPS!... Porra mais vale mudar para a Lardosa! eheheheh

Pinto Infante disse...

Que prazer me dá receber comentários destes. Para esta receita, és dos "ingredientes sempre presentes.
Não tens/teem nada que agradecer. Faço-o com todo o amor e carinho, porque só assim tento dar o meu melhor na organização de todos os eventos que referes.
Venha de lá o próximo, talvez GPS e claro cá VOS espero com a alegria de sempre.
um grande abraço
Pinto Infante