domingo, 7 de dezembro de 2014

...na senda da carroça do ti Peralta...

 Na vida, dizem os entendidos, que todos nós temos aquela hora!!!
Ou não!!!
Hora?!
De quê?!
Do dia a dia?!
Duma passagem?!
Porra, mas que vida esta!!!!
De quando em vez, nestes dias em que a bicicleta é a minha companhia, passa-me pela cabeça um sem fim de pensamentos(recordações, memórias que já não voltam e sempre aquela saudade), e acreditem ou não, nesta minha terapia dos dias de bike, vou lembrando, relembrando os passinhos  que dei na companhia DAQUELES que já cá não estão...
Pareço um velho, caduco e antiquado a falar(escrever)...
Nada disso...
Já o escrevi, retratei e vou continuar a fazê-lo.
Quando dou por mim a desfrutar dos trilhos entre Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos, sem querer vem-me à memória recordações de família.
Neste dia, o ti Peralta...
45 anos de tasca, dono de um feitio que caracterizo único, um HOMEM de mãos pequenas, mas largas QB.
Dono do meio de transporte da época.
Uma carroça.
De pequenino, "roubaram" me um POUCO do que é o circuito normal da vida, e que fazia a ligação destas duas terras; meu PAI....
Daí, além de já aqui escrever noutro post,  nesta 5ª e 6ª feira fui dar uma das minhas, e da Lardosa saí por terrenos entre do lago natural da Santa Águeda, e dei comigo na Póvoa de Rio de Moinhos.
Em pleno btt, esbarrei num companheiro que desfrutava do seu belíssimo motão, pelo asfalto fora.
O meu amigo Micaelo.
Após uma hora de conversa, é sempre agradável rever malta amiga, um café, e cada um rendido ao prazer deste dia, seguimos destino.
Fui em direcção a Alcains relembrando uma das zonas em que o ti Peralta passava nas visitas à família.
Com o seu meio de transporte, ferramenta de trabalho, companhia do dia  a dia a sua carroça.
Uma das últimas tapadas dos seus pertences.
As alminhas.
Tapada esta que era passagem obrigatória para quem vinha de Alcains. Hoje, resta apenas a memória de que conheceu bem este caminho, que hoje apelidamos de trilho para as bikes; Caminho este que tantas vezes fiz em cima da carroça na companhia do ti Peralta e na companhia doutro que já cá não está.
O meu irmão.
Jazem casinhas de ferramentas para a lavoura, as tais carroças, e apenas o sítios castigados por silvados que os invadem!!!

Marcas e sinais que marcaram uma época, e que para esta quinta e sexta escolhi para ir por aí...
Km após km na companhia de uma magnífica manhã em que o castanho é a cor predominante que caracteriza os campos e outono, cheguei a Alcains.
Estava a ser uma volta muito agradável, mas em virtude da conversata, olhei para o relógio, e os ponteiros já se aproximavam da uma da tarde...
Optei pelo caminho mais curto, visto ter compromissos familiares.
O dia era convidativo para chegar a ser um daqueles de mochila às costas, mas....
Passou de 5ª feira para 6ª esta voltinha, em consequência dum furo. 6ª feira concretizou-se mais uma volta, cheia de saudades, mas como sempre revi o baú de trilhos, caminhos ou memórias que por ali tenho.
O ti Peralta, era para os amigos, mas aquele HOMEM da Póvoa de Rio de Moinhos era o meu avô Materno que abraçava os dois netos que com ele,com  a carroça e a sua mula percorríamos os caminhos que por alí rezam história...
Aquele de sempre, sem travões...
Pinto, o Infante

1 comentário:

FMicaelo disse...

Motão amigo? Eehehehe... Eu chamo motão aquelas bicicletas de roda grande que parecem umas saltapocinhas... eheheheh

Foi um prazer rever-te, ainda por cima assim sem esperar. Sempre deu para por a conversa em dia!

Grande abraço