sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

...uma pedalada com cheiro a mimosas...

Um rol se sentimentos agradáveis nesta 5ª feira desportiva na companhia da bicicleta que mais gosto.
A bicicleta de BTT.
Já anseava o regresso ao cheiro a campo, flores e a verde campestre que tanto gosto.
As temperaturas nesta 5ª feira permitiram matar saudades, ainda assim, bem vestido, mas longe do difícil ar que fez jus à estação e época do ano em que nos encontramos.
Vento nem vê-lo, chuva também não, frio, nem por isso, e depois dos habituais compromissos familiares, saí desta vez da minha terra Natal para na companhia da minha bicicleta ir para o campo.
Que maravilha...

Escolhi a solo a volta saloia do btt.
Uma volta plana e que envolveu Alcains, Lardosa, Póvoa de Rio de Moinhos, Caféde e regresso.
Numa pedalada que aguentasse a respiração possível, ia desfrutando pedalada após pedalada as cores verdejantes, que aos poucos vão invadindo a natureza e campos da nossa zona.
O itinerário pelo ribeiro da azinheira foi, já nesta altura foi ao som do chilrear de algumas espécies de passarinhos que vão anunciando a Primavera.
À medida que a manhã ia rompendo, as temperaturas excelentes, e dava mais prazer pedalar pois as saudades eram enormes.
Lardosa, não cheguei a entrar, e Santa Águeda/Marateca. É quanto a mim um postal magnífico para se passear.
Naturalmente Póvoa de rio de Moinhos, terra de moleiros, e moinhos(poucos)que se encontram abraçados às ribeiras(uma próxima incursão).
Por Caféde entrei via rabaças.
Há algum tempo, o meu amigo Sarugo tinha dito para ir ver o trilho que ele fez e propôs para uma prova de atletismo(running) com dedo e organização do clube desportivo de Alcains.
Cheguei à minha terra Natal, terra deles, com tempo suficiente para desfrutar do tal trilho, que se encontra na Santa Apolónia.
Correr, não fui.
running with my feet, up on my bike .
De bike.
Entrei por baixo, e logo me apercebi das marcações de cal. Sem esperar, por ali andava o último "moikano". O meu amigo Quim Bailas. Único resistente do oficio das pedras. 
O monte da Santa Apolónia, que outrora albergou muitos homens dedicados à pedra que através do granito exploravam este pedaço de terreno para o seu ganha pão, agora só este homem por alí anda....
Conversata para aqui, ora para alí, e a hora aproximava-se do meio dia.
Muitos parabéns amigo Sarugo e clube desportivo de Alcains.
Um trilho muito simples, mas de uma grandeza soberba, pois com carolice e criatividade desenharam um trilho para atletismo e running, que consegue ilustrar e mostrar muito bem o porquê de Alcains ser considerada uma terra de canteiros, pedreiras e granito. Todo o circuito, desenrolou-se entre cabeços, pedreiras cheias de calhaus, pedras e cazinhotas de serventia a estes artifices.
Ao longe apercebi-me duma árvore colorida, esta sim a anunciar o que aí vem, e venham de lá eles....
Dias de sol, dias de Primavera, enfim...
Dias que permitam dar muitas destas, ou outras, porque a alegria primaveril, é soberba...
Aquele de sempre...
Pinto,o Infante

Sem comentários: