sábado, 7 de março de 2015

...com AC, circula-se melhor do que com VT...

AC =  ar condicionado;
VT =  vento nas trombas;
Carrega no foto e vê restantes.
Em mais uma volta semanal, fui bafejado pelo fenómeno horrível de seu nome, vento.
Detesto, odeio e não gosto de andar nas minhas bicicletas, ou motas  quando este fenómeno da Natureza aparece, mas...
Há dias assim!!!
 Saí de Alcains para uma volta em que o sol até apareceu bonito, mas companheiro desta manhã, o vento.
Ao deixar a vila, era notório que o vento me iria acompanhar nesta manhã, mas pensei ser momentâneo visto a manhã roçar épocas primaveris.
Até ao campo Trigueiros de Aragão, em pedalada pachorenta insistia no meu pouco andamento. Ao chegar à estação vontade não me faltou em apanhar uma boleia e pregar com a bicicleta sei lá para onde! Vento, frio e nervos...
Ora, se normalmente não sou muito dado aos ACs(ar condicionado), estes dias de VT(vento nas trombas), muito menos e quanto a mim, horríveis.
Prefiro mesmo a chuva.
Enquanto resguardado pelos muros e arvoredo, a coisa tornava-se agradável, permitindo desfrutar da bela manhã de btt. Complicado tornou-se ao abandonar a estação em direcção aos Escalos de Cima, via ribeiro da azinheira. Ao subir um pouco a altitude, e circulando no descampado, o VT era horrível.
Desmerecido orientei a volta pelas baixas até Póvoa de Rio de Moinhos. Não havia volta a dar. O VT para este dia, embirrou comigo de tal maneira, que por pouco não desisti de uma manhã, que pensava eu ser agradável.
Na senda do GPS, ao chegar à Póvoa, resolvi através do meu baú percorrer trilhos, onde não circulava há uns tempos valentes.
Sob as coordenadas do GPS a ascensão às Tinalhas tornou-se muito agradável. Pinhais e singles para estas bandas, não faltam, e diga-se a bom termo, dignos de um passeio.
Pois....
Mas as Tinalhas lá no alto, o sopro continuava. Porra...coisa horrível. Decidi descer altitudes um pouco mais, até ao lago da Beira.   
Santa Águeda abraça uma grandiosidade de beleza natural muito bonita. Grande paisagem, grande lago...grande.
O circuito de bicicleta, a pé ou uma simples passeata, constitui para quem gosta, um lugarejo agradável e aprazível.
Aqui, até a barraca abanava.
VT com fartura!!!
O fartote, as horas e o cançasso começavam aos poucos a vergar uma volta que podia ser bem mais agradável.
Resolvi, ir à Lardosa, buscar a montada fininha e dirigir-me Alcains pela perigosa Nac18.
Um kms ainda assim bons para um começo nas lides, e que na senda do GPS para 17 de maio,  o baú vai em 2015 iniciando a sua forma.
Aquele de sempre, sem travões...a subir claro...
Infante, Pinto Infante com muito VT.

2 comentários:

Jorge Leão disse...

Hehehe... essa do VT em vez do AC já não em esqueço :)

Pinto Infante disse...

uma expressão engraçada do Tomás das Tinalhas,,,
que nervos,,,,
um abraço
bem haja pelo comentário
Pinto Infante