segunda-feira, 26 de outubro de 2015

...rescaldo final...

Desta vez, guardei para um último rescaldo algumas palavras daquilo que foi mais um certame dedicado ao feijão, neste caso, o feijão frade da Lardosa, onde me incluo na organização do passeio de bicicletas antigas/pasteleiras e no passeio pedestre.
A IX edição do passeio de pasteleiras/bicicletas antigas teve mais uma vez contornos agradáveis. Um público maravilhoso que comigo abraça esta parvoeira de há uns anos a esta parte, sendo exigente para comigo próprio, tentar dar e oferecer a estas gentes algo diferente de ano para ano.
Coube à terra batida, receber a saída da malta em direcção à minha terra Natal.
Alcains.
Optei por regressar aos grelhados na quinta de um familiar meu a quem desde já endereço os meus agradecimentos pela cedência do magnífico espaço para a malta degustar a bela febra, entremeada, chouriça entre outros assados na brasa.
Bem haja Rui Lopes.
Antes, o Sr.º José Maria Lopes colaborou também em deixar passar a caravana pelo meio da sua agricultura, permitindo assim percorrer os bons trilhos que ligam estas duas terras.
Obrigado Sr.º Zé Maria.
Com pequeno almoço retemperador de calorias liquidas e sólidas, demos entrada em Alcains.
É sempre com emoção a entrada na minha terra Natal, pois além de conhecer muita gente, é com carinho também que dedico grande parte destas nove edições com passagem por lá, pois grande parte da caravana é de Alcains.
Uma palavra ao povo, que todos os anos sai à rua para ver as famílias passar, bicicletas a chiar, campainhas a fazer chinfrim, enfim é de facto uma festa ver as gentes da minha terra com alegria de ver a caravana.
Café, foi nas bombas da gasolina, no bar do Benfica, a quem agradeço a colaboração.
A seguir, a prova de queijos deste ano, decidi ir até à exploração agrícola do monte do carvão.
Para os mais chegados, monte do Zé do cabeço de carvão.
Brutal. Alguém desabafou comigo;
..." estes homens não sabem trabalhar mal"...
..."é impressionante a maneira como recebem as pessoas"...
Palavras???!!!
Ao Zé, ao Tó, e ao Daniel do cabeço de carvão, os meus agradecimentos por este repasto.
Nova passagem por dentro de Alcains, e os Escalos de Cima, seria a nossa próxima paragem.
Em parceria com a Junta de Freguesia dos Escalos de Cima, tinha combinado uma paragem no chafariz de Stº Amaro, só para descansar um pouco, beber um pouquinho de água, meter uns tremoços na boca e andamento em direcção à capital do feijão frade.
À junta de Freguesia dos Escalos de Cima, o meu muito bem haja pela colaboração.
Pertinho da Lardosa, surpresa!!!
O São Pedro apareceu, de uma maneira leve, mas deu para molhar castigando assim a entrada pela avenida principal da Lardosa.
Almoço com o anfitrião, e ao som dos vários grupos de bombos premiamos o ano da família.
Dois casais muito bonitos receberam um troféu de luxo feito pelo meu amigo Qui Tó.
Escreveu-se mais uma vez história, graças a TI que apareces-te na Lardosa.
O pedestre foi simples, atingindo uma grandiosidade nas pessoas, que vou registar para a vida...
Aqui, neste mágico dia 11 de outubro, o São Pedro foi NOSSO companheiro durante toda a noite e manhã, mas não vergou umas gentes que só visto se acreditava!!!
Quase duzentas pessoas disseram presente. Assim sendo, vamos lá...
Durante, já aqui contei as histórias do Sr.º Aníbal, e restantes companheiros/as.
A novidade que preparei para este ano, e penso que a malta toda gostou, foi a aula de zumba no final.
Bonito de ver a malta a dançar e alegre ao som das batidas fortes e mexidas.
À Associação do Vale da Torre, bem haja pela colaboração.
Termino com agradecimentos especiais para os "meus" colaboradores e voluntários, o Qui Tó, o Duarte, o Manel e àqueles que olham pela nossa segurança.
À Guarda Nacional Republicana, pois fazem um trabalho de excelência.
À Junta de Freguesia da Lardosa, muitos parabéns pela realização da X edição deste produto que é NOSSO.
2015 acabou, já sinto saudades dos ferros e a toda a gente que apareceu nos eventos com a minha assinatura, muito obrigado pela presença, pela colaboração e pela alegria de passarmos um dia memorável...
2016 está a ser preparado, em especial para TI...
Sem travões, a subir claro...
Pinto, o Infante

Sem comentários: