domingo, 11 de junho de 2017

...N/Sr.ª Fátima, noutra perspectiva...

...minha culpa, minha tão grande culpa...
Este ano de 2017, sabia que a dificuldade maior para realizar a ligação anual entre Castelo Branco e Fátima seria os 9 Kg a mais em cima da minha bicicleta.
Isto prende-se com o largar dos cigarros, e a balança teima em não baixar.
Fico, e sinto-me contente, pois olhei em redor, e na companhia de 14 pedalantes e 2 ajudas importantíssimos na realização destas aventuras, reparei que ninguém fuma; São só coincidências.
Bem, mas vamos lá relatar esta monumental aventura deste ano:
Tenho que assumir toda a culpa do que correu menos bem neste ligação, pois desde há muito que tinha em mente elaborar o caminho até Fátima, por um trajeto diferente.
Urso!!!
O Pires, ora para aqui, ora para ali, desenhou um trajeto, o Roque olhou, o Pinto vamos, o Nunes, é melhor não, o Franco não inventem, o caloiro Oliveira, nem sei se hei-de ir, os restantes caloiros nem sabiam onde se iam meter...
...e o burro sou eu!!!
Uma certeza no meio disto:
Ninguém sabia por onde, nem como seria o trajeto; Toda a malta achava que seria mais duro, mormente com menos distância.
https://photos.google.com/search/_tm_Filmes/photo/AF1QipMoZ7j2t14k0gI6SSgFGittxU6oiwcj11jArLf4
Um erro total, a não repetir por aqui, um empeno como nunca.
O roda naturalmente foi o Roque, grande máquina.
A ordem de operações foi cumprida ao pormenor, sendo a saída à hora habitual.
6 e pouca da manhã pusemo-nos ao destino.
Até ao Vale da Mua, toda a gente conhecia, a partir dali, meus amigos, foi um autêntico calvário até Fátima;
Envendos, Mação, Sardoal, Carvalhal, Martinchel, barragem Castelo do Bode(o roda levou todo pelotão a 45 kms hora atrás dele, local único onde apanhamos estrada sem subidas, porque até aqui, o carrocel, qual deles o pior...), Santa Cita, Soudos, Casais da Igreja, Lagoa do Furadouro local onde o verguei com dores no joelho direito, fruto do esforço do sobe e desce constante ao longo dos 137 kms, e decidi ir 5 kms na carrinha, para depois já em Fátima chegar junto dos bravos companheiros ao Santuário.
No grupo de 14 companheiros existiam 4 gps, sendo o olho da frente, o Pires que como tudo estava planeado, em todos os cruzamentos houve necessidade de agrupar, sempre, pois ora à esquerda, ora à direita ninguém se podia perder....
O trajeto, além de duríssimo, o vento chegou a assustar de frente, e a hora de chegada, a mais tarde de sempre; 14H30´...
Uma coisa horrível...
Houve necessidade de haver alterações do local dos banhos, o repasto foi o convívio habitual, e a Castelo Branco regressamos mais sossegados, com mais um objetivo anual cumprido.
Quero manifestar aqui um agradecimento aos meus companheiros de luta, e pedir desculpas pelo trajeto escolhido, pois só eu as tenho que assumir.
Um evento desta envergadura, carece de uma logística grande que envolve pessoas com uma atenção especial.
Ao Antunes que desde a 1ª ligação a Fátima nos acompanha, e ao Lourenço um grande abraço e muito obrigado pela colaboração, pois sem vocês as coisas seriam mais complicadas.
Agradecimentos ao Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Castelo Branco, por todo o apoio dispensado.
Para o ano lá estaremos, com todos estes, e mais quem se queiram juntar à festa, mas com toda a certeza que o trajecto não vai ser por aqui, mas sim por Nisa, pois além da quilometragem ser um pouco superior, tudo se justifica por esse lado, e não uma estupidez destes quase 3000 m de acumulado.

A todos um grande abraço.
Pinto, o Infante

2 comentários:

Luis Franco disse...

Etapa dura, 10 minutos após a chegada ao Santuário tudo estava ultrapassado, banhos e almoço em convívio com estes magníficos rapazes, boa disposição. Na viagem de regresso oportunidade para conversar com novos camaradas que não conhecia... perfeito.
Para o ano que vem lá estaremos mas, "inventamos" pelo lado de Nisa...
Abraço a todos os companheiros de viagem, incluindo os do apoio, sempre muito importantes.

Pinto Infante disse...

Já está tudo a ser tratado para 2018, mas sem grandes invenções.
Uma verdadeira brutidade, mas como dizes tudo se ultrapassa com as companhias.
Grande abraço
Pinto Infante