terça-feira, 23 de janeiro de 2018

...simplesmente, à boleia...

O ano de 2018 surgiu naturalmente, e agora começam as preocupações dos trilhos, trabalhos de casa e tentar descobrir a beleza que a zona possui.
 
Com ideias delineadas em mente para as coordenadas da VII edição passeio BTT orientados por GPS que irá decorrer dia 20 de maio, na Lardosa, a necessidade de descoberta de trilhos novos e itinerários diferentes, constituem ao longo destes anos, um dos meus objectivos.
Para este ano, o ponto limite, vai ser numa terra onde as minhas rodas grossas nunca circularam.
Assim, o trabalho de casa é mais exigente, pois naquela zona não conhecia absolutamente trilho nenhum.
Para esta 2ª feira, como tinha o dia todo, e o tempo a meu favor, antecipadamente solicitei ao David Vila Boa, qual a possibilidade de me emprestar a KTM como test drive, permitindo desta forma com um canhão eléctrico picar todos os caminhos e buraquinhos como habitualmente costumo fazer, o que diga-se de passagem aborrece um pouco, o facto de andar para trás e para a frente.

A bicicleta é muito simpática, divertida, mas a essência da bicicleta, perde-se na totalidade, apesar de achar para este dia uma grande mais valia.
Quanto à roda 29, fiquei com a ideia que já tinha formada; Para a minha altura, não me seduziu.
Após compromissos familiares, pelas oito e pouco saí da Lardosa.
Com a lição bem estudada para poupar e gerir a bateria, sai pelo Vale da Torre, quando aqui proponho o inicio de 20 kms novos, novos estradões e singles que na companhia desta bicicleta consegui descobrir, e enriquecer o baú para GPS 2018.
Ao todo vão ser 7 freguesias que rodeiam a Lardosa.
Nesta 2ª feira fiquei contente, pois algumas das ribeiras, riachos e barrocas mais a Norte já manifestam alguma correnteza, ainda que a chuva tenha sido quase nenhuma.

A partir do quilómetro 20 começaram as novidades.
A Natureza e campos começam a "vomitar" um colorido característico desta altura, sendo que as cores começam aos poucos a da primavera.
Muito bonito.
 
Posso adiantar que as faldas e vistas do monte da Gardunha, vão ser uma presença continua para dia 20 de maio, ao longo de muitos kms.
Uma paisagem que neste dia, com o sol e temperatura que estava, ainda deu mais graça à coisa.

 Apercebi-me, que as terras por onde iremos passar à semelhança dos seis anos transactos, possuem também elas um património muito bonito de se ver e passear por elas.

Como devem compreender, não vou aqui dizer por agora o nome das  sete terras com excepção da Lardosa e Vale da Torre.
Além do granito, por onde iremos é notório que foram terras enriquecidas e fortes pela agricultura, em que os campos deixaram as marcas agora visíveis ao abandono.
Claro que um passeio com a minha assinatura, além do património local, tem que ter uns buraquinhos engraçados.
Orientem-se até 20 de maio.
Eis um postal que caracteriza a minha prosa.
pedalada após pedalada, as coordenadas tornaram-se cada vez mais agradáveis e alegres.
Ia aos poucos conquistando as vantagens da bela montada que me transportava nesta 2ª feira.
Perto do limite que estou a escolher para o tradicional abastecimento sólido, apareciam caminhos por todo o lado; Uns com ida e não volta; Outros graças à montada, decidi melhor não em virtude do gado bravo que por ali existe...
Vai para trás e para a frente, mas que grande máquina; Não havia subida que me assustasse...
Nunca gostei tanto de ver a serra da gardunha; Ou seja...
Ao longe..
Este é o postal que caracteriza a terra limite deste ano,  km 28. É já ali.
Marquem na agenda, porque caso apareçam, caso queiram, caso desfrutem tanto desta paisagem quanto eu, orientem-se até dia 20 de maio e participem neste diferente passeio.
Quanto ao maquinão que nesta 2ª feira me fez companhia:
Grande máquina;
Excelente experiência;
Uma performance, sentimento e essência da bicicleta diferente, mas alegre e divertida.
Uma ajudinha fora do normal, que para este efeito, foi a melhor ideia que tive.
Ao David, agradeço a colaboração e disponibilidade por este excelente e divertido test drive.
Com isto, o trilho ficou quase pronto, e o dia culminou com subida à gardunha, desta vez em modo acelerado.
Aquele, o de sempre...
Pinto, o Infante

Sem comentários: