sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

...a seguir a Castelo Novo, vêm as antenas da Gardunha...

Esta semana tinha que lá ir.
Uma ou duas vez por ano por muito que me custe, vou lá beija-las.
 Este domingo, vou botar azeite na corrente, e então o regresso intensivo ao treino tem que continuar.
No domingo, a minha memória ficou lá...
O vento e frio impediu que eu, o Luis e o Samuel lá fossemos.
Esta semana, "enraivecido", e também com o pensamento já no dia 18 de fevereiro, como as subidas vão ser uma constante, tinha que lá ir e esticar ao máximo o esforço e distância.
Talvez tenha escolhido  melhor o dia para o fazer.
Tinha carregado para o meu companheiro perto de 90 kms; assim o fiz.
Certo porém que levei um empeno à antiga, mas penso ter tirado proveito; vamos ver...
Inicialmente, optei por ir logo até à Soalheira.
As vistas continuam tristes e com cores escuras, em consequência dos incêndios que não nos largaram este verão.
Depois, bem depois foi tirar as mãos do travão e com isto consegui tirar 6 minutos à minha média de chegar ao topo das "gajas".
Tradicionalmente demoro 1H40´até beija-las, nesta incursão demorei menos 6 minutos.
Espetáculo.
Com a minha calma, e vacinado para esta longa subida, o frio e vento eram meus companheiros, mas suportava-se bem.
Estes eram os kms iniciais, pois em mente tinha delineado a tal longa volta com esta longa subida.
Ao dobrar o caminho que se encontra com o que vem de Castelo Novo, as coisas ficaram sérias!!!
O vento era de tal forma que até abanava a minha companheira; horrível...
Cada metro em ascensão sentia cada vez mais frio e vento.
As vistas ao subir ou descer este monte, compensam o esforço que faço. É bonito ver o "nosso" lago e toda  a zona envolvente.
Para o lado da serra da Estrela, as vistas são de uma amplitude brutal.
Chegava.
Contente, com frio, ,as satisfeito, pois o primeiro objectivo do dia estava alcançado.
Beija-las.
Em certas zonas do topo, gelo com fartura era o resultado penso da fria noite que esteve.
Após umas rápidas fotos, era tempo de continuar.
Ia prevenido com mais um casaco, pois sabia que a descida em virtude da transpiração ia ser dura.
Próximo objectivo do dia, Casal da Serra e a seguir Sobral do Campo.
Bem agasalhado, protegi-me do frio e as paisagens viradas por este lado, eram agora mais calmas e com pouco vento.
A rolar agora em terrenos que me agradam mais, do Sobral a Ninho do Açor o sol aqui já era agradável, mas por esquisito que me parecesse, o vento começava a ficar mais intenso!!!
Vale Barrocas e vale Sando.
Nesta fase circulava a bom ritmo, pois o vale permite algum esconderijo do vento.
Não é a primeira vez, que me apercebo que as gentes por aqui, fazem força em manter os seus pertences ainda bem conservados e tratados.
Subi até ao Freixial do Campo, aldeia esta detentora de bonitas pinturas.
Os quilómetros aproximavam-se do pretendido deste dia, aproveitando o facto de observar as pinturas, "papei" mais uma sandocha que a mochila transportava.
A Natureza por sua vez, começa aos poucos a revelar as cores, e flores naturais.
Um belo dia, uma bela volta, com quilómetros desejados há muito, pois o GEOTOUR  a isso vai obrigar.
Parei a minha companheira pelas três da tarde, satisfeito, com frio, mas com sentimento de estar quase preparado.
Um grande empeno levei e vou levar com toda a certeza, mas espero que as vistas sejam tão gratificantes como nas edições que já participei.
Este domingo, vamos deitar azeite na corrente.
Sem travões...a subir, claro...
Pinto, o Infante

1 comentário:

Jorge Leão disse...

Mas afinal vais aos 2 dias do Geotour ou só no domingo?